Madeira

Albuquerque leva POSEI e verbas para recuperação ao Fórum das ultraperiferias

O presidente do Governo Regional intervém, amanhã, no Fórum das Regiões Ultraperiféricas. O encontro realiza-se, até quarta-feira, por videoconferência devido à pandemia

None

O quinto Fórum das Regiões Ultraperiféricas realiza-se, esta semana (de 12 a 14 de Outubro). Ao contrário do que tem sido hábito desde a primeira edição, o encontro realizar-se-á, não em Bruxelas, mas via videoconferência, devido à pandemia.

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, será um dos participantes, tendo intervenção marcada para amanhã, dia 13 de Outubro, a partir das 13h15.

Este Fórum realiza-se em momento muito importante para toda a Europa, face à pandemia e ao programa de recuperação económica preconizado pela União Europeia, mas também numa altura em que ainda se negoceia o Quadro Comunitário de Apoio 21/27.

Neste contexto, Albuquerque irá abordar "a redução do POSEI , a par da necessidade de garantir e salvaguardar as verbas que virão do Fundo de Recuperação para as Ultraperiferias", revela uma nota da presidência.

"O governante deverá ainda insistir no envio o mais célere possível das verbas e ainda deverá focalizar a sua intervenção na forma como a Região vem perspectivando as alterações climáticas e se preparando num contexto de economia circular e de economia azul, tendo como pano de fundo o Mar e os seus recursos, a par da plataforma marítima", adianta o comunicado.

O encontro irá ainda contar com a participação, igualmente através de plataformas digitais, de outros governantes madeirenses, nomeadamente o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada.

O último Fórum realizou-se a 30 e 31 de Março de 2017.

 'Juntos por um Futuro Sustentável'

O Fórum RUP reúne os Presidentes das nove regiões ultraperiféricas (Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Maiote, Reunião, São Martinho, Açores, Madeira e ilhas Canárias), assim como representantes dos três Estados-Membros, membros da sociedade civil e partes interessadas externas, bem como representantes das instituições da UE. É uma plataforma importante de diálogo que ilustra a parceria específica que estas nove regiões e os seus três Estados-Membros têm com a Comissão Europeia e com as outras instituições da UE.

Este ano, o Fórum - que decorre sob o lema 'Juntos por um Futuro Sustentável' - irá debruçar-se sobre as economias circular e azul no contexto das regiões ultraperiféricas, sempre numa lógica de desenvolvimento sustentável. Também se falará da retoma económicas e dos estímulos a conceder às regiões ultraperiféricas. E ainda acerca das estratégias climáticas e proteção da biodiversidade nas regiões ultraperiféricas.

Tal como aconteceu em edições anteriores, o programa inclui sessões plenárias e workshops temáticos.

O Fórum contará com a presença dos comissários europeus do Ambiente, Oceano e Pescas (Virginijus Sinkevičius), da Coesão e Reformas (Elisa Ferreira) e do Mercado Interior, da Indústria, do Empreendedorismo e das PME´s (Thierry Breton). E aInda de vários altos responsáveis da União Europeia e das eurodeputadas madeirenses Cláudia Aguiar e Sara Cedras.

Neste encontro participarão ainda altos responsáveis dos governos das nove regiões ultraperiféricas.

O Fórum tem o seu início, hoje, pelas 13h30, prolongando-se até às 17.30 horas. O primeiro dia versará sobre áreas ambientais.

No segundo dia, o Fórum abre, pelas 12h45, com as intervenções da comissária europeia, Elisa Ferreira, e do presidente de Maiote e da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (Soibahadine Ibrahim Ramadani). Depois, a partir das 13h15 intervirão os nove presidentes das regiões ultraperiféricas, entre os quais Miguel Albuquerque, bem como ainda, a partir das 15h15, o ministro do Ultramar de França, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus de Portugal (Ana Zacarias).

Na quarta-feira, dia 14 de Outubro, falar-se-á, a partir das 13h30 horas de retoma económica e de estratégias climáticas.

Fechar Menu