Coronavírus Madeira

Novo médico madeirense infectado deu consultas e fez cirurgias antes de saber que tinha Covid

Seis contactos de alto risco testaram todos negativo, mas continuam em vigilância

None

“A maioria dos contatos identificados são de baixo e médio risco e já estão a ser monitorizados pela autoridade de saúde”

O novo caso de infecção por Covid-19 de um profissional de saúde, revelado pelo IASAÚDE no boletim de ontem, sexta-feira, e noticiado na edição impressa de hoje do DIÁRIO, é de um médico que trabalha apenas no sector privado na Região. Esse médico, antes de saber que estava infectado, desenvolveu normalmente a sua actividade profissional, o que implicou a realização de consultas, de cirurgias e de acompanhamento de doentes.

Isso aconteceu porque o teste à infecção por SARS-CoV-2, que realizou no aeroporto da Madeira, após uma deslocação para fora da Região, deu negativo. Ainda assim, como se impunha, mesmo que não se tivesse ausentado da Madeira, na sua actividade profissional, o médico teve todas as medidas de segurança recomendadas, no sentido de evitar eventuais infecções suas como das pessoas com quem contactou.

Só alguns dias depois da chegada à Região e perante o aparecimento de alguns sintomas, foi feito novo teste, que deu positivo.

Entretanto, por ter havido contactos de risco, o IASAÚDE, como anunciou no referido boletim, está a fazer a investigação epidemiológica e já identificou 17 contactos, mas os trabalhos continuam no sentido de apurar outros.

Nem todas as pessoas se enquadram em contactos de alto risco. O risco pode ser baixo, moderado ou alto. O DIÁRIO sabe que algumas das pessoas, que tiveram contactos considerados de baixo risco, estão apenas sujeitas a vigilância epidemiológica e estão a desenvolver a sua actividade profissional. Entre essas pessoas, estão algumas, poucas, que trabalham para o SESARAM. Há, no entanto, um contacto de alto risco de uma pessoa que trabalha num centro de saúde do Funchal, que testou negativo.

Todos os casos estão a ser devidamente acompanhados pelas autoridades de saúde e a ser tomadas as medidas para conter uma eventual cadeia de propagação do vírus, o que, neste momento, não há prova de que exista. Todo o trabalho é preventivo.

Nesta manhã, o DIÁRIO solicitou informações complementares à autoridade de saúde da Região. O IASAÚDE revelou que, “dos 17 contatos identificados, 6 já realizaram teste à Covid-19 e o resultado é negativo. A investigação epidemiológica está a decorrer e a todos foi indicado o cumprimento de isolamento profilático e vigilância de sintomas”.

“A maioria dos contatos identificados são de baixo e médio risco e já estão a ser monitorizados pela autoridade de saúde.”

Aparentemente, o caso deste médico infectado não está directamente relacionado com o outro, anunciado na quarta-feira, pelo DIÁRIO, apesar de serem da mesma especialidade.

Fechar Menu