>
Madeira

Orçamento Suplementar “não contempla reforço de verbas para o Turismo”

O PS-Madeira lamenta que uma área tão importante para a Madeira não tenha mais verbas disponíveis

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista-Madeira lamentou, hoje, que o Orçamento Suplementar, que esta semana será debatido na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, não contemple um reforço de verbas para o Turismo, sector determinante para a economia regional e que foi um dos mais afectados devido à pandemia.

Esta manhã, em conferência de imprensa, o deputado Sérgio Gonçalves lembrou que o sector do Turismo representa mais de 26% do PIB regional e 16% do emprego, com estimativas de uma taxa de desemprego galopante e de um decréscimo do PIB acentuado em 2020. O parlamentar deu igualmente conta do facto de mais de um terço da população activa estar em situação de layoff, sendo que, no sector do turismo, este índice é ainda mais negativo e a taxa de desemprego será consideravelmente superior à taxa média que é apresentada como estimativa.

“Quando olhamos para este Orçamento Regional, vemos com surpresa a ausência de qualquer reforço em termos de dotação orçamental para a Secretaria do Turismo e Cultura”, afirmou Sérgio Gonçalves, lamentando a ausência de verbas para um sector que não só foi dos mais afectados, como será aquele que irá recuperar de forma mais lenta. Por isso, entende que merecia mais verbas para a promoção como para o transporte aéreo.

O deputado adiantou que actualmente chegam ao aeroporto da Madeira cerca de 70 voos por semana, quando, anteriormente à pandemia, eram 250 a 300. Além disso, recordou que nos anos de 2009, 2010 e 2011, “tínhamos taxas de ocupação de 50% e vivíamos uma profunda crise, pelo que, agora, com taxas de 30%, não sabemos como é que as empresas do sector do turismo e todas as outras que dele dependem indiretamente irão sobreviver”.

O socialista referiu que existem neste orçamento algumas medidas de apoio às empresas que já tinham sido anteriormente anunciadas, nomeadamente pela Secretaria da Economia, através do IDE, mas frisou que “não vemos apoios específicos ao sector do Turismo com componente de fundo perdido, nem temos apoio ao desenvolvimento de novas rotas”. Sobre esta matéria, recordou que o PS apresentou, já este ano, um fundo de desenvolvimento regional de novas rotas que seria fundamental para alavancar a atividade turística e os fluxos de turistas para a Região Autónoma.

Sérgio Gonçalves aproveitou a conferência para abordar a questão dos testes à Covid-19, lamentando que enquanto outros destinos, como os Açores, têm mais de 160 postos para realização de testes, a Madeira tinha, até hoje, apenas um posto em Lisboa, passando a ter um segundo local de recolha e de testagem no Porto. “Há operadores nacionais preocupados com esta situação, porque pessoas que não residem nestas cidades acabam por optar por outros destinos para fazer as suas férias, mesmo dentro do território nacional, porque não podem deslocar-se duas vezes até Lisboa ou Porto antes da viagem”, declarou, salientando que existem várias medidas que os socialistas gostariam de ver implementadas e acauteladas neste Orçamento Regional, mas “infelizmente, o Governo Regional continua teimosamente a não colocar o turismo como o principal sector de actividade da RAM e a não colocá-lo no topo das prioridades em termos de decisões políticas”.

Fechar Menu