Madeira

Sara Madruga da Costa exige mais apoio do Governo da República aos agricultores

Deputada reclama mais ajudas para a agricultura madeirense, concretamente através do POSEI

None

A deputada eleita pelo PSD/M à Assembleia da República, Sara Madruga da Costa, exige mais apoio do Governo da República aos agricultores da Madeira. Isto depois de hoje ter visitado uma exploração de cana-de-açúcar, na freguesia dos Canhas, onde fez questão de deixar uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que nunca deixaram de trabalhar e de produzir bens alimentares, essenciais à população, mesmo durante a pandemia.

Uma atenção que, no seu entender, deve materializar-se na definição de mais ajudas para a agricultura madeirense, concretamente através do POSEI, cujas verbas são, neste momento, “manifestamente insuficientes para fazer face às necessidades dos agricultores da Região”.

“Efectivamente, é de lamentar a atitude do Governo da República em relação às especificidades da nossa agricultura e a falta de atenção de que esta área tem sido alvo, quer do ponto de vista dos programas quer nas diligências para que, no próximo quadro comunitário, os apoios no POSEI venham a ser reforçados”, disse.

A social-democrata lembrou que o PSD continuará a exigir, na nova sessão legislativa que dentro em breve será iniciada na Assembleia da República, “que as verbas no POSEI sejam reforçadas num valor que não poderá ser inferior ao montante do déficit financeiro em falta deste apoio em relação à Madeira, ou seja, no montante de 5 milhões de euros”.

“A verdade é que é essencial uma maior atenção e uma outra valorização a um sector que é vital para a Região, atenção essa que não se tem feito sentir por parte do Governo Central”, frisou.

Sara Madruga da Costa sublinhou ainda que, tanto do ponto de vista dos apoios nacionais, quanto da negociação do Estado junto da Europa para o próximo quadro comunitário, o PSD continuará a reclamar uma outra postura nacional para com a Madeira e para com os agricultores, "que merecem ser mais apoiados e reconhecidos na sua produção".

Fechar Menu