Madeira

PS Funchal elogia Orçamento Participativo

None

A concelhia do Funchal do Partido Socialista (PS) visitou, esta quinta-feira, dia 27 de Agosto, o autocarro do Orçamento Participativo, que se encontrava estacionado junto ao CentroMar, na freguesia de São Martinho.

A visita aconteceu numa altura em que decorre a 3.ª edição do Orçamento Participativo do Funchal e chamou a atenção para "a importância do papel da democracia participativa no município".

O presidente da concelhia, Paulo Bruno Ferreira, elogiou, desde logo, "o esforço por parte da Câmara Municipal do Funchal em dar continuidade a esta iniciativa, que apesar do chumbo do orçamento municipal, muito tem contribuído para aproximar os cidadãos à Democracia e envolvê-los cada vez mais nos processos de decisão"

“Não nos podemos esquecer que o Funchal foi pioneiro na região ao lançar em 2014 o primeiro Orçamento Participativo e que este projeto recebeu reconhecimento nacional como a segunda melhor prática de participação do país. Há cada vez mais um despertar de consciência e uma maior responsabilidade de participação por parte dos cidadãos.”

Paulo Bruno Ferreira recordou ainda alguns dos projectos vencedores das edições anteriores, tais como: o Skate Park, a ampliação do Ginásio Municipal de São Martinho, os carregadores USB nas paragens de autocarro, o Wi-Fi gratuito em toda a cidade e a criação da primeira praia inclusiva, que surgiu no âmbito do projecto acessibilidades ao mar para pessoas com necessidades motoras especiais.

Cidadãos podem apresentar propostas até 15 de Setembro

Esta semana o autocarro do Orçamento Participativo já percorreu algumas artérias da cidade, entre elas a zona do Almirante Reis e o Jardim de Santa Luzia, mas irá percorrer as 10 freguesias do concelho, para que os cidadãos possam submeter as suas propostas.

Até 15 de Setembro todos os cidadãos e cidadãs poderão submeter as suas ideias, que depois serão alvo de análise técnica pelos serviços da Câmara Municipal do Funchal, entre os meses de Setembro a Outubro. Segue-se a fase de votação dos projectos que decorre de 16 de Outubro a 29 de Novembro, e onde vai ser possível votar on-line e por um sistema de SMS que será disponibilizado pela autarquia durante o período de votação. Os projectos vencedores vão ser conhecidos no final do mês de Novembro.

Fechar Menu