Madeira

Testadas 11 pessoas da cadeia de transmissão no Porto Santo

“Neste caso não há tanto risco de haver uma transmissão ampla”, declarou Rogério Correia

None

As autoridades de saúde do Porto Santo identificaram 11 pessoas que mantiveram contacto com a turista que acusou positivo para Covid-19 em Cascais, após uma estadia de férias nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Rogério Correia, delegado de saúde do Porto Santo, revelou ao DIÁRIO que até ao momento foram identificadas 11 pessoas nesta cadeia de transmissão, duas da comunidade local e as restantes com laços familiares à turista infectada e ao apresentador Jorge Gabriel. Todos estão isoladas. Alguns já deram negativo e outros aguardam o resultado dos testes.

Amiga de Jorge Gabriel que está infectada esteve dois dias na Madeira

Jorge Gabriel acusou negativo no teste à Covid-19 que fez em Setúbal

Ricardo Duarte Freitas , 25 Agosto 2020 - 21:37

Recorde-se que Jorge Gabriel acusou negativo o teste de Covid-19 que realizou em Setúbal, no regresso a casa após uma temporada de férias no Porto Santo onde contactou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, há duas semanas e, mais recentemente, uma amiga que apresentou sintomas da doença durante as férias na ilha dourada, vindo a realizar o teste que acusou positivo no hospital de Cascais.

Além destas, há outras duas pessoas que prestam serviços de hotelaria que estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde, já foram testadas e estão em isolamento social. “Em princípio será negativo”, admite o delegado de saúde.

“Os contactos directos que mantiveram estão a ser testados. São famílias que conviviam, vamos também testar uma ou outra pessoa que prestaram serviço hoteleiro”, referiu o médico que conta vir a obter os resultados ao longo das próximas horas.

A turista infectada que deu positivo tinha transporte próprio e uma vida recatada, pelo que, o delegado de saúde acredita que o risco de transmissão seja baixo.

 “É o normal. A turista que deu positivo, após ter dado negativo à entrada, entretanto incubou e positivou durante a sua permanência no Porto Santo”, analisa o médico. “Agora quando são aqueles casos que correm o Porto Santo e vão às festas todas é que se complica. Neste caso, a ser positivo, tivemos uma situação de uma família que vivia no seu ambiente familiar e com alguns amigos”, observa Rogério Correia, concluindo: “Neste caso não há tanto risco de haver uma transmissão ampla”.

Questionado sobre se há motivos para preocupações entre a comunidade local no Porto Santo, o médico foi cauteloso na resposta: “É claro que há sempre a preocupação, mas neste caso parece ser uma situação controlável, mesmo que algum caso dê positivo porque não são pessoas de andar a circular em festas e zonas de grande aglomerado populacional. Fazem a sua vidinha, vão à praia, não se envolvem em proximidade com muitas outras pessoas”.

Jorge Gabriel de quarentena após contacto com infectado no Porto Santo

Apresentador recorreu ao Facebook para fazer revelação que já está a gerar alarme social na ilha dourada

Ricardo Duarte Freitas , 25 Agosto 2020 - 20:20

O facto de o apresentador Jorge Gabriel, figura pública bastante sociável e com maior visibilidade ter dado negativo para Covid-19 é considerado um bom prenúncio para o desfecho do restante grupo.

Fechar Menu