Madeira

Painel sobre Autonomia encerra segundo dia da Academia JS Madeira

None

O segundo dia de trabalhos da Academia da JS Madeira terminou com um painel dedicado à Autonomia, em que participaram João Pedro Vieira, vereador da Câmara Municipal do Funchal e secretário-geral do PS Madeira, e Francisco César, líder do grupo parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Regional dos Açores e antigo presidente da JS Açores. 

João Pedro Vieira falou sobre "o futuro da Autonomia", destacando as “áreas em que a Região deverá ter intervenção prioritária, com grande impacto no futuro da juventude, nomeadamente a Saúde, a Educação, o Emprego, a Habitação, a Coesão, a Mobilidade, a Participação, o Municipalismo e a Sustentabilidade”. João Pedro Vieira referiu que, na Madeira, “resta perceber se o problema são os instrumentos que temos ao nosso dispor, se são as opções políticas implementadas por mais de quarenta anos de governação do PSD”, deixando o desejo aos jovens socialistas de que “consigam, enquanto dirigentes da JS, aquilo que infelizmente eu não consegui enquanto jovem socialista: levar o Partido Socialista ao Governo da Região Autónoma da Madeira”. 

Já Francisco César abordou as “respostas da Autonomia na crise actual”, provocada pela pandemia da covid-19, dividindo-as em quatro eixos fundamentais: a resposta à emergência de saúde publica, os apoio à economia, os apoio aos mais desfavorecidos e o funcionamento das instituições. O líder parlamentar açoriano destacou, entre outros, o apoio dado pelo Governo Regional açoriano aos jovens estudantes deslocados, os apoios complementares nas áreas da economia e da cultura, a acção complementar ao nível da tele-escola, a resposta às carências de equipamento informático das famílias e o fornecimento das refeições às crianças. Sobre o funcionamento das instituições, Francisco César destacou a importância que foi dada ao regresso à normalidade do funcionamento da Assembleia Legislativa dos Açores e do seu papel na resposta política à crise. Finalmente, ainda relativamente à pandemia, defendeu a importância de realização de testes à covid-19 ao 6.º dia após viagem para detecção de casos, o que já acontece nos Açores e ainda não acontece na Madeira.

Fechar Menu