Madeira

Crise climática será ultrapassada com mudança de comportamentos

Ricardo Campos, presidente do Fórum de Energia e Clima, e Ricardo Pinheiro, deputado à Assembleia da República, abordaram o tema na Academia da JS Madeira

Ricardo Pinheiro, deputado à Assembleia da República
Ricardo Pinheiro, deputado à Assembleia da República, Foto DR

A crise climática que enfrentamos só será ultrapassada com a mudança de comportamentos. A garantia foi deixada hoje por Ricardo Campos, na Academia da JS-Madeira, onde deu inúmeros exemplos dos impactos negativos das alterações climáticas no planeta e de intervenções públicas e privadas que demonstram que, não só é necessário, como é possível mudar comportamentos.

O presidente do Fórum de Energia e Clima deixou uma mensagem de estímulo a todos os jovens presentes, dizendo que “os jovens são a maior esperança que temos para um futuro mais sustentável e mais verde”, referindo que é importante “continuarem esta importante missão”.

Destacou o exemplo das greves climáticas levadas a cabo pelos jovens em todo o mundo e recordou que “este é o único sítio onde podemos continuar a busca e realização da nossa felicidade para nós e para todos aqueles que hão-de vir”.

Já Ricardo Pinheiro, deputado à Assembleia da República e coordenador do Partido Socialista nas questões ambientais, fez uma intervenção sobre ‘As novas oportunidades da transição energética’. Defendeu que o momento que vivemos é “uma oportunidade ímpar para a reconversão energética e a descarbonização de toda a sociedade portuguesa” e lançou a questão sobre “porque devemos descabonizar a economia?”, dando como respostas a questão ambiental, evitando problemas catastróficos para as próximas gerações, e a questão económica, dadas as compensações económicas que o país terá de pagar se não fizer esse trabalho.

Recordou que cabe aos jovens o papel de “vigiar atentamente se somos capazes de cumprir a redução de emissões até 2030” e referiu que o que vai fazer a diferença neste momento é “perceber se nós vamos fazer a necessária transição energética à escala nacional e internacional”.

Fechar Menu