Madeira

Escolas na Madeira sem almoços para os alunos

Instituições já estão abertas para as crianças do Pré-Escolar e creches, mas a Secretaria não conseguiu assegurar as refeições para hoje e amanhã

None
Foto Shutterstock

Há escolas de 1.º Ciclo com Pré-Escolar de vários concelhos que estão hoje e amanhã sem refeições para as crianças. As instituições de educação foram confrontadas ontem à tarde com um email da Secretaria Regional de Educação a dar conta da impossibilidade de fornecer os almoços e lanches aos alunos, tendo a alternativa sido dada aos pais ao final do dia: ou as crianças não ficavam o dia todo na escola, ou iriam buscar os meninos para levar a casa para almoçar, ou os encarregados de educação deveriam enviar a refeição, mas não poderia ser consumida na escola. Algumas preferiram não receber as crianças. O DIÁRIO já contactou a Secretaria para saber qual a razão para esta falha que surpreendeu todos.

O último contrato para fornecimento de refeições foi celebrado a 24 de Agosto de 2017 com a empresa Uniself - Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados, S.A por três anos lectivos, para os anos de 2017/2018; 2018/2019/ e 2019/2020, num valor total de 7.930.415 euros. Este novo ano está de fora e não foi ainda lançado novo concurso.

As creches e Pré-escolar reabriram na terça-feira, dia 1 de Setembro, mas os dois primeiros dias foram para limpeza e desinfecção dos recintos. Hoje é o primeiro dia com crianças, tendo os pais e direcções das instituições sido apanhados de surpresa

A Secretária fez saber junto das escolas que só a partir de segunda-feira os pais poderão contar com os almoços na escola para os seus filhos.

Fechar Menu