Madeira

Motoristas da Horários do Funchal realizam plenário dia 16

O serviço de transportes urbano poderá ser interrompido, entre as 12 e as 15 horas da próxima quarta-feira

None

Os Motoristas da Horários do Funchal  (HF) irão realizar um plenário geral no próximo dia 16 de Setembro, o qual terá início às 12 horas e fim às 15 horas, anunciou hoje Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM).

Durante esse período prevê-se que o serviço de Transporte Colectivo de Passageiros seja afectado.

"O SNM e todos os Motoristas de Serviço Público dos HF pedem a melhor compreensão e desculpa à população do Funchal por todos os inconvenientes causados pela interrupção do serviço".

O referido plenário é motivado pelo facto da administração dos HF ter alterado os horários de trabalho dos motoristas, sujeitando-os a "horários ilegais".

"Os motoristas dos HF já não estão disponíveis para “comer e calar” como diz o povo.  A ânsia de maltratar e espezinhar os Motoristas foi tanta que a Administração dos HF implementou Horários de trabalho ilegais. Os quais só foram retirados por força da denúncia que o SNM fez junto da tutela e substituídos por outros que continuam a ser atribuídos aos motoristas de forma ilegal".

A administração dos HF alega que a implementação dos novos horários de Trabalho se deve a uma "restruturação” do serviço público oferecido aos funchalenses, mas é medida não é visto com bom olhos pelos motoristas que depositam "a sua esperança" na Secretaria Regional da Economia, que se encontra a mediar este conflito.

O SNM alerta para o facto de que esta reestruturação levará a uma redução da oferta de transporte público reduzida e, consequentemente, "irá aumentar o tempo de espera dos passageiros pelo transporte público, assim como irá aumentar a taxa de ocupação por cada autocarro utilizado".

"O mesmo é dizer que irá diminuir drasticamente o distanciamento social entre passageiros recomendado/imposto pela DGS por força da actual pandemia.O SNM e todos os Motoristas dos HF esperam que a redução do transporte aos Funchalenses não potencie o aumento de contágios de covid-19 na Região da Madeira".

O SNM diz ainda que caso "considere que a segurança dos passageiros e dos motoristas dos HF possam estar em causa" - fruto da diminuição do distanciamento social resultante da redução da oferta de transportes público implícita nesta alteração de horários - irá promover a paralisação "total e imediata" do serviço prestado pelos HF.

"Em primeiro lugar está e estará sempre a segurança de quem se transporta nos transportes públicos, sejam estes os passageiros ou os motoristas".
Fechar Menu