Madeira

Albuquerque garante transparência com publicação de documentos do novo hospital em site oficial

Presidente do Governo Regional diz que toda a documentação, incluindo as propostas de todos os concorrentes, ficará disponível ao público para evitar confusões, também do "PS Madeira que está sempre a levantar estas suspeições"

None

O presidente do Governo Regional garantiu esta manhã que toda a documentação relativa ao concurso do novo hospital será disponibilizada em site oficial, para garantir a transparência do processo: "Para descansar as pessoas e, sobretudo, para deixar o PS Madeira que está sempre a levantar estas suspeições, vou mandar publicar num site do Governo, designadamente da secretaria da Presidência, toda a documentação que consta quer do concurso, quer as propostas dos concorrentes. Será tudo público, podem ir lá consultar e assim ficam dissipadas todas as duvidas", disse. 

Questionado pelos jornalistas sobre as recentes críticas ao concurso do hospital, Miguel Albuquerque considerou que  são "os delírios e as histerias políticas habituais do PS Madeira, que não tem nada para dizer e então quer levantar suspeições relativamente à questão do hospital". O chefe do Governo explicou por que o concurso ficou deserto -  "porque as empresas não concorreram porque, devido à pandemia, o preço inicial que já constava do cadernos de encargos não era adequado à construção nos moldes que estão no concurso". E agora, para diminuir esses valores, o executivo vai lançar na próxima quinta-feira  o concurso para escavação e contenção periférica: "Esse concurso atingirá um valor de cerca de 28 milhões de euros mais IVA". Por outro lado, mantém-se o concurso de construção do hospital "segundo aquilo que constava dos cadernos de encargos e os resíduos técnicos que constam desse mesmo caderno de encargos", explicou.  O objectivo, disse ainda, é lançar o concurso o mais brevemente possível para que as escavações arranquem o quanto antes. 

2020 com 4 mil toneladas de uva 

O presidente do Governo falou à margem de uma visita a uma exploração de viticultura no Estreito de Câmara de Lobos, uma vez que a ideia do executivo "é acompanhar as vindimas e sobretudo valorizar o trabalho destes produtores". Albuquerque lembrou que a estimativa de produção de uva para este ano ronda as 4 mil toneladas, "que serão todas adquiridas pelas casas, por isso criamos o incentivo", explicou. 

"É importante voltar a realçar o trabalho de cerca de 2.100 viticultores que continuam a trabalhar para que o nosso vinho, sobretudo o Vinho Madeira, continue a ser um dos produtos de excelência da Região Autónoma da Madeira", sublinhou. Este ano, o Governo Regional criou mecanismos de apoios através de uma linha de crédito para as cerca de 18 casas de vinho adquirirem a totalidade das uvas aos viticultores, afirmou Albuquerque, sublinhando que o apoio engloba juros e um subsídio de cerca de 400 mil euros: "O escoamento está assegurado e toda a produção será adquirida pelas casas de vinho", reforçou. 

Regressar às aulas em segurança

Questionado ainda sobre as expectativas para o regresso às aulas, em moldes diferentes dos habituais devido à pandemia, o governante lembrou  que foi necessário estender horários escolares, diminuir turmas e organizar diferentes horários de saídas e de entradas, sobretudo nas escolas com mais alunos, de forma a manter o distanciamento social e restantes regras de segurança de combate à covid-19. "Cada escola tem um plano de contingência e tem os procedimentos: uso de máscara obrigatório, distanciamento social, higienização, tudo isso vai ser cumprido", acrescentou, garantindo que tudo foi acautelado para que as aulas comecem em segurança, num universo de mais de 42 mil alunos e cerca de 6 mil professores. Miguel Albuquerque agradeceu ainda aos professores e funcionários das escolas "pela disponibilidade para a reorganização do ano escolar, que obriga a um trabalho de logística e funcional muito grande"  e "para serem testados". 

"Foi um trabalho muito importante que foi feito em consonância com as direcções escolares e com encarregados de educação, que também têm um papel importante, e acho que temos todas as condições para que as aulas se realizem com toda as condições de segurança", concluiu. 

Fechar Menu