Madeira

PS insiste na “falta de transparência” no concurso do novo hospital

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista da Madeira (PS-Madeira) voltou a apontar para a falta de transparência em torno de todo o processo do concurso para a empreitada do novo hospital da Região.

O líder Parlamentar do PS transmitiu hoje a preocupação do seu partido relativamente aos sucessivos atrasos no concurso do novo hospital central da Madeira, obra estruturante para o futuro da Região, e deu conta das acções promovidas pelo PS no escrutínio de todo este processo.

Numa conferência promovida junto à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Miguel Iglésias lembrou que o concurso que foi feito por uma “pré-qualificação”, em que “o Governo Regional seleccionou sete consórcios para que apresentassem as suas propostas para a empreitada do novo hospital, num valor de 200 milhões euros”, concurso esse que “de uma forma insólita, ficou 'deserto’, com o Governo Regional a justificar que o valor base da empreitada não era suficiente”.

Para o PS, trata-se de algo “absolutamente inacreditável”, já que o processo foi preparado ao longo de dois anos e passou por uma fase de pré-qualificação onde “foram feitas as diligências necessárias para que essas empresas tivessem não só a competência técnica, mas também a capacidade financeira de realizar esta empreitada”, explicou, recordando que esta obra pública é a maior em termos de investimento feito, na Região, nos últimos 20 anos.

O líder parlamentar do PS-Madeira apontou “a completa falta de transparência deste processo”, ao revelar que “não há, em formato online, qualquer documentação ou qualquer procedimento relativamente às propostas e aos relatórios produzidos do procedimento”. 

O parlamentar deu conta de que o Governo Regional vai lançar uma nova empreitada dividida em duas fases, aumentado o preço base em cerca de 20%, colocando mais 40 milhões de euros em cima daquele que era o valor base inicial, num processo que “levanta várias questões e que merecerá por parte dos socialistas grande atenção”.  

“Não estamos a falar de 'tostões', estamos a falar de dezenas de milhões de euros”, frisou Miguel Iglésias, referindo que o PS não pode aceitar que o Governo Regional “seja conivente com esta situação” e já apresentou uma exposição à autoridade da concorrência para que investigue o primeiro procedimento, onde poderá estar em causa uma “possível cartelização”.

Por ser um assunto que envolve “centenas de milhões de euros do erário público, merece total transparência do Governo Regional.

Fechar Menu