Madeira

Albuquerque visita novas urgências do Hospital

Um investimento de cerca de 1,83 milhões que permitirá a instalação de uma nova área com 14 camas

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 4 de Setembro, pelas 11 horas, a obra de ampliação do Serviço de Urgência do SESARAM, no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Um investimento de cerca de 1,83 milhões de euros (com IVA), por parte do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Equipamentos, agora concluída.

"Uma obra de grande relevância e pertinência, visto que a pandemia relacionada com o novo coronavírus obrigou os sistemas e serviços de saúde a adoptarem, de forma célere, medidas excepcionais de atendimento dos doentes, sem comprometer o atendimento eficiente e seguro de todos os outros doentes com patologia Não-COVID e tendo em conta que a OMS já sublinhou que não é possível saber quanto tempo a pandemia vai durar".

Esta empreitada permitirá a instalação uma nova área, a dos Cuidados Especiais da Urgência, com capacidade para 14 camas.

Estas camas servirão de internamento para doentes a aguardar o teste SARS-CoV-2 e que precisam de nível de cuidados mais diferenciados com monitorização e terapêutica não invasiva e invasiva.

De referir que destas 14, quatro camas terão capacidade de resposta para doentes críticos (falência de um ou mais órgãos) podendo se expandir para a totalidade das camas, permitindo, desta forma, reforçar a capacidade do SESARAM. Esta área possui, ainda, três pontos de hemodiálise convencional, uma das técnicas para a insuficiência renal.

Esta intervenção implicou a construção de uma área de enfermaria, contígua ao Serviço de Urgência, com maior capacidade e com as necessárias estruturas de apoio clínico e não clínico, como sejam as áreas de trabalho médico, trabalho de enfermagem e farmácia, armazenamento de equipamento clínico.

A ampliação do Serviço de Urgência foi possível com a reabilitação da área contígua ao edifício e tem ligação ao espaço actual, que também será, futuramente, objecto de reabilitação.

Esta intervenção possibilitará também o distanciamento adequado entre doentes e entre estes e os profissionais de saúde.

Fechar Menu