Madeira

Hoje há percurso temático pelas antigas escolas do Curral das Freiras

None

A Associação Casas com Histórias realiza esta tarde, às 15 horas, um percurso temático pelas antigas escolas da freguesia do Curral das Freiras. Trata-se de uma iniciativa inserida no programa nacional das Jornadas Europeias do Património 2020, sob o tema ‘Património e Educação’ que tem hoje a sua primeira actividade presencial.

Recorde-se que a pandemia obrigou a um novo formato da iniciativa baseado em actividades de investigação e divulgação do património cultural associado às casas com histórias por e-newsletter.

Este percurso temático levará os participantes a reconhecer as antigas escolas da freguesia do Curral das Freiras, construções integradas no ‘Plano dos Centenários’, o projecto de construção de escolas primárias em larga escala desencadeado pelo Estado Novo entre 1941 e 1969.  

A ideia é “destacar um bom exemplo de preservação e reutilização deste património”, diz a associação, apontando para a antiga Escola da Seara Velha, que depois de substituída, em 2008, por um novo edifício escolar, foi posteriormente recuperada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, acolhendo a sede da Associação O Refúgio da Freira, responsável pela preparação e realização do mega-presépio que é já um ex-libris do Natal no Curral das Freiras.

Os interessados deverão fazer a sua inscrição para o contacto 965318856.

Fechar Menu