Casos do dia

Ginásio da PSP transformado em ‘calabouço’ para arguidos da mega-operação

DIÁRIO apurou que foram apreendidos cinco veículos de alta cilindrada, perto de 20 quilos de haxixe, armas proibidas e dinheiro

O Comando Regional da PSP não tem capacidade para reter tantos arguidos num só processo.  Ver Galeria
O Comando Regional da PSP não tem capacidade para reter tantos arguidos num só processo. , Foto Arquivo

Esquadra do Funchal não está preparada para acolher tantos arguidos num só processo

O Comando Regional da PSP teve de adaptar o ginásio para recolher parte dos inúmeros detidos da rede de tráfico de haxixe que foi ontem desmantelada, naquela que é já uma das maiores operações desta natureza realizada na Madeira.

Conforme o DIÁRIO noticiou na edição impressa de hoje, um dos suspeitos ontem detidos pela PSP é um agente da Equipa de Intervenção Rápida que desempenha funções na Esquadra do Funchal. É suspeito de estar envolvido na rede de tráfico de estupefacientes, alegadamente dando cobertura ao tráfico de estupefacientes.

Agente suspeito já foi desarmado

Sabe-se que o comandante regional já deu ordens para desarmar o agente visado que deverá ser alvo de um processo interno de averiguações para o apuramento de responsabilidades disciplinares - a par do processo-crime que decorre sob a tutela do Ministério Público - e que, atendendo à matéria de factos que vierem a ser provados, poderá, em último caso, determinar a suspensão da acitvidade policial ou mesmo a expulsão da corporação PSP.

O envolvimento do elemento policial, tido com um profissional discreto e disciplinado pelos demais agentes, na rede de tráfico de droga que agora foi desmantelado, está a gerar na corporação um sentimento misto de perplexidade e indignação. 

Conforme noticiámos na edição impressa, a investigação criminal decorria há vários meses, vindo a detectar que a droga seguia um circuito idêntico ao de outras substâncias, como suplemento de proteína destinados a ginásios e a praticantes de culturismo, alegadamente com o intuito de chegar aos consumidores.

Mais de 30 buscas domiciliárias

A mega-operação decorreu de forma discreta. Foi para o terreno a partir das 6 horas da manhã de ontem e decorreu até perto do meio-dia. Logo aos primeiros raios de sol, um vasto contingente policial fortemente armado e munido de mandados de busca domiciliária, irrompeu por mais de 30 moradias e estabelecimentos, apanhando de surpresa os suspeitos que viriam a ser detidos.

O DIÁRIO sabe que foram apreendidos cerca de 20 quilos de haxixe, armas proibidas, quatro automóveis e um motociclo todos de alta cilindrada e ainda uma quantia avultada de dinheiro. Bens que presumivelmente resultam do negócio da droga.

Uma informação que deverá ser confirmada pelo Comando Regional da PSP no comunicado de imprensa que deverá ser emitido nas próximas horas.

Esta operação de grande envergadura resultou num elevado número de detidos. A comprová-lo está o facto de os arguidos terem esgotado a capacidade da Esquadra do Funchal que não dispõe de quartos de detenção suficientes para todos.

O DIÁRIO apurou que o Comando Regional da PSP teve de adaptar o próprio ginásio para reter, em condições de segurança, grande parte dos arguidos que aguardam ordem para serem presentes ao primeiro interrogatório judicial no Tribunal do Funchal, o que deverá acontecer na tarde desta quinta-feira, tendo em vista a aplicação das medidas de coacção.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo

Fechar Menu