País

Saiba o que é notícia hoje

Assembleia Geral da ONU com apelos à cooperação e multilateralismo no debate geral

None

Saiba ainda que o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) reúne-se entre hoje e quinta-feira, em Lisboa, para escolher uma nova direção do Conselho Permanente deste órgão consultivo do Governo.

A Assembleia Geral da ONU inaugura hoje o debate geral de uma forma sem precedentes nos 75 anos da organização, em que a totalidade dos discursos de chefes de Estado e de Governo será feita por vídeos previamente gravados.

No ano em que as Nações Unidas celebram os 75 anos, a Assembleia Geral reúne com a pandemia de covid-19 como pano de fundo - que impediu que esta cimeira fosse feita com a presença de todos os participantes, levando-a para o formato de videoconferências - e a servir de pretexto para vários líderes mundiais apelarem para uma nova era de cooperação e multilateralismo.

Contudo, depois de as sanções contra o Irão decretadas pelas Nações Unidas por causa do incumprimento do acordo nuclear terem expirado, os Estados Unidos pediram, na segunda-feira, à França e à Alemanha para acolherem uma nova vaga de punições, apesar de a ONU ter dito que essa medida não pode ser tomada por Washington.

O Presidente Donald Trump decidiu não intervir na segunda-feira e deve fazê-lo hoje, de forma virtual, e outra intervenção aguardada com expectativa é a do Presidente russo, Vladimir Putin, que raras vezes fala perante as Nações Unidas, mas este ano decidiu intervir, num momento de tensão entre os EUA e a Rússia.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, não poderá aproveitar a tradicional presença de dezenas dos mais relevantes líderes mundiais nesta Assembleia Geral da organização que reúne 193 membros para reuniões bilaterais, por causa da pandemia, o que ele já lamentou, lembrando que "a diplomacia, para ser eficaz, precisa de contacto pessoal".

Hoje, também é notícia:

CULTURA

O Festival Jovens Músicos cumpre a partir de hoje a décima edição, com alguns concertos ao vivo e transmissões 'online', mas sem a revelação de novos laureados, já que o Prémio Jovens Músicos foi adiado para 2021.

A 10.ª edição do Festival Jovens Músicos contará com a transmissão 'online' de concertos de edições anteriores e a realização de algumas atuações ao vivo, com público e com exibição em 'streaming' e em direto na rádio Antena 2.

A primeira dessas atuações ao vivo acontece hoje no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com o Ensemble Mediterrain, dirigido por Bruno Borralhinho e com a soprano Eduarda Melo.

O Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, atribuído em conjunto pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Câmara Municipal de Loures, vai ser entregue hoje ao poeta Fernando Guimarães, que foi distinguido pela obra "Junto à Pedra".

A cerimónia de entrega do prémio vai decorrer na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, pelas 18:00.

O prémio, na sua segunda edição, tem um valor de 12.500 euros e teve como júri Carina Infante do Carmo, José Manuel de Vasconcelos (porta-voz) e Rita Patrício.

ECONOMIA

O ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa é hoje ouvido como testemunha no processo que julga os pedidos de impugnação da auditora KPMG e de cinco sócios às coimas de 4,9 milhões de euros aplicadas pelo supervisor no âmbito do caso BES.

No julgamento, a decorrer no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), está em causa a condenação, pelo Banco de Portugal, da KPMG ao pagamento de uma coima de 3 milhões de euros, do seu presidente, Sikander Sattar, a uma de 450.000 euros, de Inês Neves (425.000 euros), de Fernando Antunes (400.000 euros), de Inês Filipe (375.000 euros) e de Sílvia Gomes (225.000 euros), de que todos recorreram.

No dia de hoje estão também previstas declarações de Pedro Pereira, perito indicado pelo Banco de Portugal.

INTERNACIONAL

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deve anunciar hoje novas medidas de combate à pandemia, numa declaração oficial no parlamento, após uma reunião do conselho de emergência.

A reunião da Comissão para as Contingências Civis, conhecida por COBRA e responsável por determinar medidas para situações de emergência nacional, é a primeira desde 10 de maio e terá a participação dos chefes dos governos autónomos da Escócia, Nicola Sturgeon, do País de Gales, Mark Drakeford, e da Irlanda do Norte, Arlene Foster.

O alerta relativo à pandemia covid-19 no Reino Unido deve subir para o segundo nível mais alto, aconselharam na segunda-feira os diretores gerais de saúde de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Num comunicado conjunto, recomendaram que o alerta passe do nível 3 (epidemia de covid-19 em circulação geral) para o nível 4 (epidemia de covid-19 em circulação geral, transmissão alta ou a aumentar exponencialmente). O nível tinha sido reduzido em 19 de junho.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) reúne-se entre hoje e quinta-feira, em Lisboa, para escolher uma nova direção do Conselho Permanente deste órgão consultivo do Governo e participar em várias audiências com o Executivo e o Presidente da República.

O encontro, que decorrerá no Palácio das Necessidades, arranca hoje com a aprovação e assinatura do relatório de atividades do CCP e a eleição de um novo presidente, vice-presidente e do secretário do Conselho Permanente.

Os trabalhos prosseguem até ao final da tarde, com uma audiência com o primeiro-ministro, António Costa.

As autoridades de saúde moçambicanas lançam hoje um inquérito sero-epidemiológico na cidade da Beira, no centro de Moçambique, visando identificar as áreas de maior exposição à covid-19.

O inquérito sero-epidemiológico na cidade da Beira, a segunda mais importante do país, vai abranger a mais de 6.000 pessoas e espera-se que "ajude o Ministério da Saúde e outros setores a adotar estratégias de combate à pandemia", refere a delegação provincial de saúde de Sofala.

PAÍS

O Tribunal de Bragança continua hoje as audições na fase de instrução, pedida por cinco dos oito arguidos do processo judicial relacionado com a morte do estudante cabo-verdiano, Giovani Rodrigues.

A juíza de instrução vai decidir se leva ou não a julgamento os cinco arguidos acusados, cada um, de um crime de homicídio qualificado consumado contra Giovani Rodrigues, e três crimes de homicídio qualificado na forma tentada contra três amigos da vítima.

Os factos ocorreram na madrugada de 21 de dezembro de 2019, na cidade de Bragança, e o estudante cabo-verdiano do Instituto Politécnico de Bragança acabou por morrer dez dias depois, num hospital do Porto, devido a um traumatismo cranioencefálico.

A audiência decorre nas instalações do Nerba - Associação Empresarial do Distrito de Bragança

POLÍTICA

O ministro da Defesa Nacional preside hoje à sessão comemorativa dos 60 anos do Instituto Hidrográfico, cerimónia para a qual estão anunciadas também as presenças dos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Mar.

O Instituto Hidrográfico é um Órgão da Marinha e Laboratório do Estado, que funciona na dependência direta do Chefe do Estado-Maior da Armada, informa uma nota da Marinha.

O mesmo documento acrescenta que, sob a tutela do Ministério da Defesa, em articulação com os ministérios da Ciência e do Mar, o Instituto se mantém "como referência na investigação, assegurando as atividades relacionadas com as ciências do mar, tendo em vista não só a sua aplicação na área militar, como também contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científicas e de defesa do ambiente marinho, dedicando-se essencialmente ao conhecimento do Oceano para que todos o possam usar".

A cerimónia de hoje contará com uma palestra sobre a "Hidrografia na Marinha -- 200 anos de História" e a inauguração de uma exposição dedicada às "Missões da Hidrografia Portuguesa no século XX".

SOCIEDADE

O governo assina hoje com associações dos setores da hotelaria e alojamento local e com a Movijovem, protocolos para garantir alojamento estudantil em hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esta ação representará um reforço de 4.500 camas para estudantes universitários.

As novas camas serão disponibilizadas em todo o país.

Atualmente, existem 12.855 camas públicas, às quais se juntam outras 1.100 camas através de protocolos com autarquias e instituições privadas, o que perfaz um total de 13.955: A estas serão acrescentadas as 4.500 agora anunciadas, totalizando 18.455 camas a partir de outubro.

Fechar Menu