País

Saiba o que é notícia hoje

Costa recebe partidos à procura de consenso no Plano de Recuperação e Resiliência

None

O primeiro-ministro começa hoje a receber os partidos com assento parlamentar sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e para o qual defende um "consenso muito alargado", social e político.

Entre as 10:00 e as 18:00, António Costa recebe, sucessivamente, na Residência Oficial de São Bento, em Lisboa, a Iniciativa Liberal, Partido Ecologista "Os Verdes", PCP, Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Chega, CDS-PP, Bloco de Esquerda e PSD.

Na terça-feira, o chefe do Governo afirmou que Portugal está perante "uma oportunidade única" em termos de recursos financeiros europeus, mas avisou que só terá sucesso se tiver uma estratégia clara alicerçada num amplo consenso político e social para dar uma resposta à crise causada pela pandemia de covid-19.

O apelo foi feito na sessão de balanço público do documento da autoria do professor universitário e gestor António Costa Silva, intitulado "Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica 2020/2030)", que surgiu na sequência de um convite feito em maio pelo primeiro-ministro para delinear um programa de médio prazo de forma a responder estruturadamente à crise financeira, económica e social provocada pela atual pandemia.

Sem consenso, alertou Costa, Portugal vai "desperdiçar o tempo, que não tem para executar a tempo e horas os recursos que nunca mais terá".

Depois dos encontros em São Bento, o chefe do executivo participa, na quarta-feira, no parlamento, no debate temático a "Visão estratégica para o plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030".

Hoje, também é notícia:

CULTURA

A escritora Lídia Jorge é homenageada pela freguesia de Alvalade, em Lisboa, onde mora, no âmbito dos 40 anos da sua vida literária, com uma programação cultural que se estende até dia 26.

O colóquio "As inquietações de Janus -- Rostos ontológicos e sociais na obra de Lídia Jorge", na Biblioteca Nacional, o debate "A Voz Feminina: literatura e identidade de género", com a presidente da Fundação José Saramago, Pilar Del Rio, e a inauguração de um mural de arte urbana, na rua Flores de Lima, de homenagem à escritora, são algumas das iniciativas de um programa que tem por curador o jornalista, editor e tradutor Carlos Vaz Marques.

A celebração assinala os 40 anos do lançamento do romance de estreia de Lídia Jorge, "O Dia dos Prodígios", e a atribuição, no final de agosto, do Prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, de Literatura em Língua Românicas.

No âmbito das celebrações, também o novo número da revista Colóquio/Letras da Gulbenkian dedica um extenso dossiê à obra da escritora.

DESPORTO

Portimonense e Paços de Ferreira entram hoje em campo para a primeira jornada da I Liga de futebol, em jogo a disputar no Municipal de Portimão.

Numa ronda marcada pelo adiamento do Sporting-Gil Vicente devido ainda à pandemia covid-19, algarvios e pacenses tentarão juntar-se ao grupo de equipas que venceram os seus compromissos, casos de Benfica, FC Porto, Santa Clara, Moreirense e Belenenses SAD.

O encontro está agendado para as 19:45, em Portimão.

ECONOMIA

A capital alemã, Berlim, é hoje palco da conclusão da reunião informal de ministros do Comércio dos Estados-membros da União Europeia (UE), no âmbito da Presidência Alemã do Conselho.

Os ministros debatem a revisão da política comercial da UE e a situação atual da indústria europeia do setor do aço, bem como o processo de seleção do próximo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a diversificação das relações comerciais da UE e a redução da dependência das cadeias de abastecimento globalizadas.

Estão também previstas conversações sobre a melhor forma de enfrentar o impacto económico provocado pela pandemia de covid-19.

INTERNACIONAL

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) tem hoje uma reunião sob o tema "O futuro que queremos, as Nações Unidas de que precisamos: reafirmar o nosso compromisso coletivo com o multilateralismo".

Esta reunião da Assembleia Geral para comemorar o 75.º aniversário da Organização visa apresentar os resultados da iniciativa UN75 -- "a maior conversa do mundo, lançada em janeiro para reunir a opinião pública e as soluções das multidões para os desafios globais" - e discutir como concretizar as suas conclusões.

Entre os oradores contam-se o presidente da Assembleia Geral, o secretário-geral, o presidente do Conselho de Segurança, o presidente do Conselho Económico e Social, o presidente do Tribunal Internacional de Justiça e representantes da juventude, de Estados-membros, Estados observadores e União Europeia.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

O Governo angolano anunciou para hoje a retoma dos voos regulares internacionais, sem necessidade de autorização das autoridades angolanas.

Angola fechou todas as suas fronteiras em 20 de março para conter a propagação da pandemia de covid-19, autorizando apenas voos de carga e humanitários.

Seis meses depois, o Governo reabre o espaço aéreo aos voos internacionais, mas todos os passageiros terão de ser portadores de um teste de despistagem à covid-19 (RT-PCR), realizado até 72 horas antes do embarque.

A TAP informou no sábado que vai retomar os voos regulares entre Portugal e Angola, a partir de hoje.

Em comunicado, a transportadora aérea precisou que a operação regular da TAP inclui três voos semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras, com saída de Lisboa às 13:55, e, no sentido inverso, com saída de Luanda às 23:20.

A TAP lembra ainda que nunca deixou de fazer voos entre Portugal e Angola, já que ao longo dos últimos meses efetuou vários voos de repatriamento entre os dois países.

PAÍS

Os trabalhadores do Hospital de Braga cumprem hoje um dia de greve para exigir a aplicação do Acordo Coletivo de Trabalho da Saúde nos Hospitais e pela igualdade e uniformização dos salários dos assistentes técnicos.

A aplicação de normas de mobilidade intercarreiras aos trabalhadores com regime de contrato de trabalho em funções públicas é outra das reivindicações.

Os trabalhadores consideram que estão a ser "discriminados e a perder dinheiro e direitos".

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e as unidades hoteleiras da região assinam hoje um protocolo que visa alargar a oferta de alojamento a estudantes, indicou aquela instituição de ensino em comunicado.

Por causa das medidas de combate à pandemia covid-19, o número de camas disponíveis nas residências de estudantes foi reduzido e a UTAD viu-se na necessidade de reforçar uma resposta na área do alojamento.

"Assim, com vista a garantir condições de equidade no acesso e frequência no ensino superior dos estudantes, especialmente os mais carenciados, este ano letivo os estudantes vão poder contar, além da residência da UTAD, com alojamento em unidades hoteleiras instaladas no município de Vila Real", lê-se no comunicado.

Fechar Menu