País

Saiba o que é notícia hoje

Começa em Fátima primeira peregrinação após pandemia com grupos estrangeiros e em Lisboa arranca a inédita fase final da Liga dos Campeões

None Ver Galeria

A Peregrinação Internacional de agosto ao Santuário de Fátima tem hoje início, naquela que é a terceira após o desconfinamento e a primeira em que estão registados grupos estrangeiros após o início da pandemia.

A Peregrinação Internacional, que decorre hoje e quinta-feira, integra também a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado, sendo esperados milhares de emigrantes portugueses que aproveitam as férias de verão para se deslocar a Fátima.

A celebração na Cova da Iria será a primeira grande peregrinação aniversária após o início da pandemia de covid-19 em que foram registadas inscrições de grupos estrangeiros, estando prevista a presença de três grupos de peregrinos da Alemanha, Polónia e Espanha, disse à agência Lusa o gabinete de comunicação do Santuário.

Os números estão longe dos registados em 2019, em que estiveram inscritos 212 grupos estrangeiros e 68 portugueses (este ano estão inscritos quatro grupos portugueses), referiu a mesma fonte, salientando que a maior dificuldade neste momento "prende-se com a falta de mobilidade das pessoas", especialmente grupos estrangeiros, que "vêm de outros continentes onde a pandemia continua ainda muito ativa e com muitas restrições à mobilidade das pessoas".

O uso de máscara não é obrigatório, mas recomendado, havendo avisos sonoros de meia em meia hora em várias línguas a recordar as medidas preventivas face à pandemia.

A celebração na Cova da Iria vai ser presidida pelo bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, José Traquina.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

Vários agrupamentos compostos por músicos portugueses da Orquestra de Jovens da União Europeia vão atuar hoje no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, no âmbito do European Music Gallery Festival.

Intitulado "The Lisbon Concert", o espetáculo começa às 18:30 e vai contar com a interpretação de obras de Andrew Rindfleisch, Joly Braga Santos, Boguslaw Furtok, Barboteau, Heitor Villa Lobos e Mozart.

O European Music Gallery Festival 2020 vai apresentar, durante o mês de agosto, uma série de 23 concertos em 19 países da Europa.

Esta iniciativa, que envolve cerca de 300 músicos de todos os países da União Europeia e do Reino Unido, pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela orquestra junto de um público cada vez mais alargado, através de concertos ao vivo, mas também 'online'.

O concerto tem entrada livre, mas está sujeita à lotação da sala.

DESPORTO

A inédita fase final da Liga dos Campeões de futebol arranca hoje em Lisboa com os franceses do Paris Saint-Germain e os italianos da Atalanta a lutarem, no Estádio da Luz, por um lugar nas meias-finais da prova.

Sem a Juventus, e sem Cristiano Ronaldo, o único representante italiano em prova é a Atalanta, a viver a sua época de estreia na 'Champions', enquanto o Paris Saint-Germain continua a tentar alcançar a glória europeia, depois dos vários investimentos milionários aplicados na equipa na última década.

Embora já não tenham o uruguaio Edinson Cavani, que terminou contrato, os parisienses trouxeram para a capital portuguesa nomes como Neymar, Di María, Draxler, Mbappé ou Verratti, ainda que o avançado francês e o médio italiano estejam em dúvida para o embate com o conjunto de Bérgamo.

A pandemia de covid-19 obrigou a uma alteração do formato da edição 2019/20 da principal competição europeia de clubes, que será decidida em 11 dias, através de uma final a oito, com eliminatórias discutidas num só jogo, nos estádios da Luz e de Alvalade.

ECONOMIA

O processo de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT), essencial para o desenvolvimento do 5G, é hoje retomado em Alter do Chão, e envolve a alteração de 28 emissores nos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Santarém.

No dia 17 de agosto é a vez de Sousel e no dia seguinte Elvas. Em 19 de agosto, a migração decorre em Arronches e Campo Maior. No calendário para agosto segue-se Castelo de Vide e Nisa, alvo da migração no dia 20, seguidos de Gavião e Mação no dia seguinte, estando Vila do Rei agendada para 24 de agosto.

"O processo de migração da rede de TDT começou em 07 de fevereiro e foi suspenso em 13 de março, devido aos efeitos da pandemia de covid-19. Neste período mudaram de frequência 63 emissores, de uma rede que é constituída por 243 emissores", informou a Anacom.

O processo de mudança dos restantes 180 emissores que "ainda terão que ser alterados vai decorrer até ao dia 18 de dezembro, data em que previsivelmente este processo ficará concluído", adiantou.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizam hoje, em Luanda, um seminário sobre a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.

O encontro é dirigido aos técnicos dos diferentes departamentos ministeriais que compõem a Comissão Intersetorial de Elaboração de Relatórios Nacionais de Direitos Humanos (CIERNDH) e visa promover a implementação da Estratégia Nacional dos Direitos Humanos.

O conhecimento sobre as obrigações principais da Convenção contra a Discriminação Racial, a identificação dos elementos principais ligados à sua ratificação, preparação e implementação, e a elaboração do seu relatório são outros dos objetivos do seminário.

Angola ratificou a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial em 2019, através da Resolução da Assembleia Nacional n.º 35/19, de 09 de julho.

Como Estado-parte, Angola tem a obrigação de apresentar periodicamente os relatórios sobre a sua implementação no país, que são preparados pela CIERNDH.

O Parlamento Juvenil, um movimento de advocacia dos direitos e prioridades da juventude moçambicana, promove hoje um debate sobre os desafios e perspetivas da camada jovem face à pandemia de covid-19.

A reflexão, que assinala o Dia Internacional da Juventude, visa debater políticas e o papel das instituições face aos novos desafios impostos pela pandemia provocada pelo novo coronavírus para a camada jovem, indica uma nota divulgada pelo Parlamento Juvenil na sua página da rede social Facebook.

"A reflexão tem como objetivo encontrar caminhos alternativos sobre as perspetivas da juventude face à covid-19 e promover diálogo social entre a juventude sobre a construção de um futuro possível", refere a nota.

Moderado pelo jornalista moçambicano Reginaldo Tchambule, o debate tem como oradores Edson Cortez, do Centro de Integridade Pública, Maria Mangueleza, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Alfredo Manhiça, da Universidade Católica de Moçambique, e Aly Caetano, ativista social.

Com um total de 2.481 casos registados e 17 óbitos, Moçambique vive o seu segundo estado de emergência, tendo sido o primeiro decretado a 01 de abril e prorrogado consecutivamente por três vezes - o máximo previsto pela Constituição.

PAÍS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos manifestam-se hoje em frente ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, para exigir do Governo e da administração a resolução dos problemas daqueles profissionais.

O fim do modelo das parcerias público-privadas, o cumprimento dos direitos de parentalidade e a conciliação do trabalho com a vida familiar e pessoal, a regulamentação dos horários de trabalho, aplicando as 35 horas de trabalho semanais para todos os enfermeiros, e o fim da precariedade são algumas das exigências.

Segundo o SEP, os enfermeiros têm uma carga horária de "40 horas semanais, superior ao praticado nas restantes instituições" do Serviço Nacional de Saúde, verificando-se "elevados ritmos de trabalho e sobrecarga laboral, o que leva a um estado de exaustão e um condicionamento da vida pessoal e familiar".

Fechar Menu