Madeira

Abertura das Urgências do Centro de Saúde marca "nova era" na Calheta

Pedro Ramos esteve, ontem à noite, no Serviço de Urgência do Novo Centro de Saúde da Calheta

None

O Serviço de Urgência do Novo Centro de Saúde da Calheta abriu as suas portas à população, às 21 horas, do dia 16 de Setembro.

À espera desse momento estava um utente residente no concelho, que aguardava pela observação da equipa de saúde. Entre as 21 horas do dia 16 de Setembro e as 09 horas do dia 17, foram atendidos cinco utentes neste Serviço de Urgência.

A reabertura do Serviço de Urgência no Centro de Saúde da Calheta foi também acompanhado pelo secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, pelo presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, e por alguns dirigentes da área da Saúde, presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, director clínico José Júlio Nóbrega e a coordenadora técnica do ACES, Zona Oeste, Susana Moura.

Na ocasião, Pedro Ramos dirigiu uma palavra de agradecimento aos profissionais "pelo trabalho desenvolvido nos últimos meses no Centro de Saúde dos Prazeres", e desejou "sucesso profissional" a todos os colaboradores que irão trabalhar no Serviço de Urgência no Novo Centro de Saúde da Calheta.

O governante relembrou ainda o "papel proactivo" tido por várias entidades públicas (Câmara Municipal da Calheta, Juntas de freguesia, Santa Casa da Misericórdia da Calheta, Segurança Social local), afectas ao concelho da Calheta, incluindo a empresa responsável pelos transportes públicos no concelho "que foram determinantes para que no dia 16 de Setembro se desse início a "uma nova era na área da Saúde, no concelho da Calheta”.

O médico Flávio Ribeiro, os enfermeiros Paz Ornelas e Elisabete Silva, o assistente técnico Luciano Martins e os Assistentes Operacionais, Zélia Nóbrega e Natércia Órfão, foram os elementos que integraram a primeira equipa multidisciplinar que reabriu o novo espaço, inaugurado ontem, tendo manifestado junto da tutela o seu "contentamento" pelas novas condições de trabalho.

O novo Serviço de Urgência do Centro da Saúde da Calheta disponibiliza à população algumas novidades, nomeadamente uma sala para observação do doente emergente e uma sala de observação para as crianças.

A par destes novos espaços o Serviço de Urgência disponibiliza dois gabinetes médicos, sala de pequena cirurgia, gabinete de enfermagem, sala “SO” para crianças, homens e outra para mulheres, sala de enfermagem, para além de uma sala de espera e de acolhimentos aos doentes que necessitam de se deslocar ao Serviço de Urgência.

Fechar Menu