5 Sentidos

Morreu Joe Ruby, um dos criadores da série 'Scooby-Doo'

None
Foto Facebook

O argumentista e produtor norte-americano Joe Ruby, um dos criadores da série de desenhos animados 'Scooby-Doo', morreu na quarta-feira aos 87 anos, na Califórnia, Estados Unidos, revelou a revista Variety.

Joe Ruby, que nasceu na Califórnia em 1930, começou por trabalhar em animação para a Walt Disney, mudando-se depois para a produtora Hanna-Barbera, onde conheceu Ken Spears, com quem viria a criar em 1969 a série de desenhos animados 'Scooby-Doo'.

A série, que se estreou no canal norte-americano CBS e deu origem mais tarde a filmes, livros e jogos de computador, era protagonizada por quatro jovens que resolviam mistérios sobrenaturais, sempre acompanhados por um cão, trapalhão, o Scooby-Doo.

Joe Ruby e Ken Spears assinaram ainda outras séries de animação de sucesso nos Estados Unidos pela Hanna-Barbera, entre as quais 'Jabberjaw', até terem fundado a própria produtora em 1977.

É deles, por exemplo, a adaptação para desenhos animados da banda desenhada 'Plastic Man' e a série 'Alvin e os esquilos'.

De acordo com o neto, Joe Ruby, que morreu de causas naturais, continuou a escrever e a criar até ao fim da vida.

Fechar Menu