Madeira

Miguel Gouveia destaca investimento luso-venezuelano na recepção ao cônsul

Presidente da CMF recebeu, nos Paços do Concelho, o cônsul-geral de Portugal em Caracas

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Miguel Silva Gouveia, recebeu, nos Paços do Concelho, o cônsul-geral de Portugal em Caracas, na Venezuela, Licínio Bingre do Amaral.

O autarca e o cônsul português aproveitaram a ocasião para abordar o papel da emigração madeirense e a crise de saúde pública e socioeconómica que o país atravessa.

Miguel Silva Gouveia diz que teve a oportunidade de trocar algumas impressões sobre como a comunidade portuguesa naquele país está a ultrapassar esta fase pandémica, tendo constatado que "o Estado Português tem estado atendo a estas questões e tem mantido diversas iniciativas que procuram a proximidade junto da nossa diáspora espalhada pelo mundo”.

A comunidade portuguesa residente naquele país é representada na sua maioria por luso-venezuelanos provenientes da Região Autónoma da Madeira,

“Mesmo neste período conturbado da história venezuelana é interessante perceber que a nossa comunidade continua a contribuir activamente para o desenvolvimento económico, estando na linha da frente na produção de bens essenciais, nomeadamente ao nível da alimentação, garantido que toda a sociedade e a actividade económica da Venezuela continuem a funcionar”.

A reunião serviu também para abordar o regresso dos emigrantes madeirenses e dos seus descentes à Madeira, com Miguel Silva Gouveia a salientar o investimento luso-venezuelano no Funchal.

“O investimento que tem sido feito aqui na Cidade do Funchal, nomeadamente na área da Reabilitação Urbana, por alguns grupos de investidores luso-venezuelanos, que têm contribuído activamente para a criação de emprego e dinamização económica do nosso concelho”.

Neste campo o autarca relembra ainda que a  Câmara Municipal do Funchal "tem procurado apoiar e responder às preocupações que têm sido manifestadas por esta comunidade, desenvolvendo iniciativas com o intuito de esclarecer dúvidas que possam ter, orientar e facilitar o processo de integração”.

Fechar Menu