Madeira

UE deve forçar testes na origem para dinamizar o sector do Turismo

A medida foi hoje defendida por Miguel Albuquerque no Fórum das Regiões Ultraperiféricas

None

O Presidente do Governo Regional interveio esta tarde no Fórum das Regiões Ultraperiféricas (RUP), que debateu o actual contexto pandémico, os seus efeitos sociais e económicos e as necessárias respostas e decisões políticas da UE e dos Estados-membro, por forma a incentivar a recuperação das RUP.

“É urgente a definição clara de medidas que promovam e dinamizem este setor a nível europeu”, vincou Miguel Albuquerque, destacando as dificuldades sentidas pelo sector do turismo e reivindicando a testagem à COVID-19 no ponto de partida, algo que, no seu entender, “já devia estar a ser feito por toda a gente há muito tempo”.

O líder do Executivo madeirense reforçou ainda a importância vital do sector, lembrando que a dependência das RUP, nomeadamente da Madeira e do Porto Santo, relativamente ao turismo supera a generalidade das regiões turísticas europeias, sendo que, depois da completa inactividade ditada pelo confinamento, a situação se mantém crítica e já com forte impacto sobre o emprego.

O Chefe do Governo referiu-se também à agricultura como um “sector essencial” para as RUP, tanto a nível económico, como social e não compreende que, no actual contexto de crise extrema, se opere um corte de 3,9% no orçamento do POSEI.  

“Se há altura em que se justifica o seu reforço, esse momento é agora”, apontou o governante.  

“Tal corte associado à redução das taxas de cofinanciamento constitui uma inexplicável degradação do Estatuto das RUP no domínio da agricultura”, indicou.   

Albuquerque alertou igualmente para a dependência das Regiões Ultraperiféricas do exterior e para o impacto da redução do tráfego dos transportes, pedindo às diversas instâncias presentes no Fórum que se “mantenham vigilantes”, na medida em que “o comportamento deste sector ditará muito o futuro das RUP nas mais diversas dimensões”.  

Relevou que no contexto actual subsiste um “enorme grau de incerteza”, sendo já incontornável que se caminha rapidamente para dificuldades económicas e sociais impensáveis há pouco tempo.  

“Por isso, este é um momento privilegiado para reafirmar de forma decidida a parceria entre a Comissão e as RUP”, sintetizou. 

A reunião, realizada por videoconferência, juntou diversos responsáveis políticos, como altos responsáveis das instituições europeias, membros dos governos de Portugal, Espanha, França e Alemanha e Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, para além da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que recebeu elogios de Miguel Albuquerque pela “perseverança à realização do Fórum RUP” tendo manifestado ainda a sua profunda gratidão pelo firme e competente empenho desta na defesa das ultraperiferias.

Fechar Menu