Madeira

Ajude a Mariana a encontrar um dador de medula óssea

Nem os pais, nem o irmão, são dadores compatíveis e à medida que o tempo passa cresce a angústia da família

None

Mariana, de 20 anos, sempre enfrentou os desafios com garra. Nasceu com uma neutropenia congénita, uma situação clínica rara, mas isso nunca a impediu de ter uma vida normal. Aliás, de acordo com a tia Patrícia Berenguer, sempre foi a primeira a dar força à família e a olhar a vida com entusiasmo.

A filha de uma madeirense, agora residente em Faro, estava inclusive a estudar Biologia Humana em Évora quando lhe foi diagnosticada uma leucemia mista. Iniciou a quimioterapia em Fevereiro, num contexto já difícil e que piorou com a pandemia da Covid-19, e agora aguarda por um transplante de medula óssea. Faz tratamento regular no Hospital dos Capuchos.

“A chamada transplantação de medula consiste na administração de células hematopoiéticas pluripotenciais, colhidas da medula. Após a sua administração, estas células vão depois para a medula do receptor de modo a criarem novas células da série sanguínea saudáveis. Quanto mais o dador for compatível com o receptor (o doente) tanto mais aumentam as probabilidades de sucesso da transplantação”, explica a Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

A jovem é apenas mais uma das pessoas que, em Portugal, aguarda por um transplante. Nem os pais, nem o irmão, são dadores compatíveis e à medida que o tempo passa cresce a angústia da família e por isso o apelo agora lançado nas redes sociais. Um apelo que servirá não apenas para a Mariana, mas para todos os que estão em situação semelhante.

Para poder doar, em Portugal, basta consultar o site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia e ver a informação para a sua área de residência, sendo que os residente na Madeira deverão recorrer ao Serviço de Banco de Sangue no Hospital Dr. Nélio Mendonça, cujo serviço tem um contacto directo através do número 291 705750 e funciona entre as 9 e as 13 horas.

Quem pode ser Dador?

Principais condições para se inscrever como potencial Dador de Medula óssea: Ter entre 18 e 45 anos; Peso mínimo de 50kg; Altura superior a 1,5m; Ser saudável; Nunca ter recebido transfusões após 1980.

Quem não se pode registar como Dador de Medula óssea no Registo Português?

Não poderá registar-se como Dador de Medula Óssea se tiver pelos menos uma das seguintes condições: Idade inferior a 18 anos ou superior a 45 anos; Altura inferior a 1.50m; Peso inferior a 50kg; Obesidade Mórbida, mesmo nos casos de colocação de Banda ou Bypass Gástrico; Patologia Cardíaca; Hepatite B ou C, alguma vez na vida; Doença Oncológica; Transfusão de sangue depois de 1980; Doenças Autoimune (Artrite Reumatóide, Lúpus); Doenças infectocontagiosas; Insuficiência renal; Patologia da Tiroide; Diabetes; Anemia Crónica; Hérnia Discal; Fibromialgia; Glaucoma; Não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita; e Não ter residência estabelecida em Portugal.

Fechar Menu