Madeira

Esta é a sua Placa Central

DIÁRIO lança a partir desta segunda-feira nova rubrica digital, sobre um dos locais com maior movimento de madeirenses e turistas

None

A Avenida Arriaga uma das mais emblemáticas avenidas da Madeira, localizada no centro do Funchal e considerada uma das mais importantes e históricas vias do município do FUnchal.

A avenida que tem uma extensão de 417 metros e liga a Rua do Aljube à Rotunda do Infante, deve o seu nome a Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, 1.º presidente da República Portuguesa (1911-1915) com ligações políticas à Região, sendo o primeiro deputado republicano eleito pelo círculo do Funchal.

História

No século XV, ainda o terreno era conhecido por Campo do Duque e estava repleto de canaviais, D. Manuel (donatário do arquipélago) doou uma parte do local ao concelho do Funchal para a construção de uma igreja - actual Sé do Funchal -, uma praça e a casa do concelho.

No século XIX, o largo à frente da catedral era chamado de Passeio Público e foi adquirindo diversas denominações com o passar dos tempos: Praça da Constituição, Praça Real, Praça da República e Rua Hermenegildo Capelo, entre outras.

A construção da Avenida começou em 1914 e inicialmente era designada como Rua Dr. Manuel de Arriaga, posteriormente em 1932 adotou o atual nome Avenida Arriaga, formato abreviado.

O primeiro troço que ligava a Catedral ao Jardim Pequeno ficou concluído em 1916, enquanto que o prolongamento do Largo da Sé até a Rotunda do Infante terminou apenas nos anos quarenta.

A Avenida Arriaga desde sempre foi muito movimentada, dada sua localização estratégica que liga diversas artérias da cidade do Funchal. A Avenida tinha duas vias de circulação automóvel, um passeio central separava fisicamente os sentidos Norte/Sul, que com a construção da Placa Central passou apenas a um sentido – Norte.

Actualmente, ao longo da zona Sul da Avenida Arriaga, mais conhecida como Placa Central, o trânsito é reservado aos pedestres e encontramos vários estabelecimentos comerciais e de restauração. Durante todo o ano, o local é dinamizado com a realização de diversos eventos que assinalam datas comemorativas.

O DIÁRIO vai debruçar-se sobre os vários aspectos relacionados com a Avenida mais movimentada da cidade do Funchal, como falar com pessoas, revelar curiosidades e antever iniciativas.

Fechar Menu