Madeira

Resultado da contra análise à água do hospital só será conhecido na próxima semana

Até prova em contrário, funcionários e utentes “devem evitar o consumo de água, por questões de prevenção”

None

O resultado da contra análise feita à água de rede do Hospital Central do Funchal só será conhecido na próxima semana, revelou esta tarde ao DIÁRIO fonte do SESARAM.

Recorde-se que nos últimos dias funcionários e utentes do Hospital têm sido aconselhados a não ingerir água das torneiras daquele edifício. Tanto assim que os próprios utentes internados foram aconselhados a solicitar aos seus familiares que levassem água engarrafada, depois de avisados para não ingerissem a água do sistema interno de canalização de água potável, mas sem que fosse dada justificação para o motivo da água da rede estar imprópria para consumo humano.

Ontem, conforme o DIÁRIO avançou em primeira mão, o SESARAM veio informar que o alerta transmitido a profissionais e demais utentes ocorreu porque “no âmbito do plano de monitorização de águas de rede do Hospital Dr. Nélio Mendonça foi detectada, numa análise de rotina, um valor ligeiramente acima dos valores de referência, pelo que foram accionados os procedimentos considerados normais neste tipo de casos”, justificou. Na tarde desta quinta-feira o Serviço de Saúde da Região dava conta que já havia sido “feita uma contra análise”, mas esta sexta-feira ainda aguardavam pelo resultado. Fonte do SESARAM fez saber entretanto que o resultado da contra análise só deverá ser conhecido no início da próxima semana.

Até lá mantém-se os procedimentos adoptados pela instituição face aos valores anómalos detectados, ou seja, “devem evitar o consumo de água, por questões de prevenção”.

Fechar Menu