Madeira

Água do Hospital do Funchal imprópria para consumo

Funcionários e utentes foram aconselhados a não ingerir água canalizada. SESARAM justifica medida por detectar valores anormais numa análise de rotina

Nos últimos dias os funcionários e os utentes do Hospital Central do Funchal têm sido aconselhados a não ingerir água das torneiras daquele edifício. Tanto assim foi que foi aconselhado aos utentes internados para que estes peçam aos seus familiares para trazer água engarrafada de casa. Os próprios funcionários também foram avisados para não ingerir a água do sistema interno de canalização de água potável. Um alerta que surgiu sem qualquer esclarecimento adicional sobre o motivo da água imprópria para o consumo humano.

Confrontado pelo DIÁRIO, o SESARAM acaba de informar que “no âmbito do plano de monitorização de águas de rede do Hospital Dr. Nélio Mendonça foi detectada, numa análise de rotina, um valor ligeiramente acima dos valores de referência, pelo que foram accionados os procedimentos considerados normais neste tipo de casos”. O Serviço de Saúde da Região adianta que já “foi feita uma contra análise – da qual se aguarda o resultado – e, de acordo com os procedimentos normalizados pela instituição, foram informados os serviços em causa de que devem evitar o consumo de água, por questões de prevenção”. O esclarecimento termina lembrando que “a detecção deste tipo de valores anómalos acontece porque o SESARAM tem programas de monitorização do consumo de água bem como de desinfecção”.

Fechar Menu