Madeira

Funchal reconhece floristas como "embaixadoras da cidade"

Foi inaugurado um novo posto de turismo no Mercado dos Lavradores

Idalina Perestrelo, Madalena Nunes e Miguel Silva Gouveia estiveram, esta manhã, no Mercado dos Lavradores.
Idalina Perestrelo, Madalena Nunes e Miguel Silva Gouveia estiveram, esta manhã, no Mercado dos Lavradores., Foto Helder Santos/ASPRESS

As medalhas de Mérito Turístico Municipal foram entregues, esta manhã, às floristas do Funchal, num reconhecimento da Câmara Municipal do Funchal ao papel que estas profissionais desempenham para o turismo da cidade.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal fez questão de frisar o papel das 14 floristas que trabalham no Mercado dos Lavradores e também na Rua do Aljube, junto à Sé do Funchal

"Na semana em que celebramos o Dia Mundial do Turismo, que será amanhã [domingo], a Câmara Municipal do Funchal levou a cabo uma série de iniciativas como apresentação de roteiros de mobilidade da cidade, um mapa em braille para que os invisuais e amblíopes possam descobrir a cidade do Funchal. Hoje estamos a marcar mais uma iniciativa com a entrega de Medalhas de Mérito Turístico àquelas que são as embaixadoras da cidade do Funchal e da Região no Mundo", assume Miguel Silva Gouveia.

Ilda Silveira, Isabel Pereira, Lígia Gonçalves, Lina Freitas, Maria Angelina Rodrigues, Maria Cecília Fernandes, Maria da Conceição Fernandes, Maria de Freitas Araújo, Maria Encarnação Lopes, Maria Matilde dos Santos, Maria Vitalina Vieira, Teresa Teixeira e Maria Leonor Ferreira são as floristas do Funchal, que se distribuem pelo Mercado dos Lavradores e pelo ponto de venda junto à Sé.

Miguel Silva Gouveia lamenta que a profissão de florista sofra com algum défice geracional, uma vez que não é fácil cativar as mais jovens para desempenhar estas funções. 

Novo Posto de Turismo custou 20 mil euros

Na ocasião, o presidente da autarquia inaugurou ainda um novo posto de turismo, que representa um investimento na ordem dos 20 mil euros. 

"O Mercado dos Lavradores é o edifício, património cultural desta cidade, mais visitado por turistas e, apesar do contexto de pandemia em que vivemos, importa continuar a requalificá-lo", disse Miguel Silva Gouveia. 

O posto de turismo servirá de montra da cidade e abriu hoje, apesar de não ser possível uma dinâmica turística similar à de outros anos. Estamos a falar de sensivelmente 15 mil pessoas em permanência a visitar o Funchal, durante o ano.

O horário de funcionamento será coincidente com o praticado pelo Mercado dos Lavradores. 

Fechar Menu