Madeira

Governo prolonga isenção do pagamento de taxas a pescadores e armadores

None

O Governo Regional decidiu prolongar até Dezembro a isenção do pagamento pelo fornecimento de gelo e de taxas cobradas pelos serviços prestados aos pescadores e armadores nas lotas e entrepostos frigoríficos da Região.

A decisão foi tomada na última reunião do Conselho de Governo por proposta do secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha.

A isenção do pagamento de taxas pela venda de gelo, congelação, conservação e refrigeração do pescado descarregado, traduz-se, no final dos nove meses, num “apoio directo” aos pescadores, armadores e empresas do sector no valor de 480 mil euros, receita que, segundo o secretário regional, deixa de entrar na tesouraria da Direcção Regional de Pescas.

Teófilo Cunha diz que os fundamentos que justificaram avançar com a isenção de taxas a 1 de Abril continuam válidos seis meses depois porque “a retoma do sector das pescas faz-se de forma lenta, como de resto está a acontecer no mundo com toda a actividade económica”.

A isenção foi justificada com a necessidade de fazer face ao estado de emergência de saúde pública, decretado a 18 de Março, no âmbito da crise sanitária mundial provocada pelo novo coronavírus, a Covid-19, que penalizou profundamente o sector das pesas.

Recorde-se que a medida entrou em vigor a 1 de Abril, o prazo foi posteriormente alargado até 30 de Setembro e agora renovado até 31 de Dezembro.

Fechar Menu