Madeira

Confraria Enogastronómica representa Madeira na Covilhã

None

A Confraria Enogastronómica da Madeira irá estar presente no X Capítulo da Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã, que se realiza no próximo dia 19 Setembro, no Salão das Cerimonias Solenes da Universidade da Beira Interior na cidade da Covilhã.

A Confraria Enogastronómica da Madeira comemorou este ano o seu 20.º aniversário. 

Fundada a 30 de Abril de 2000 e filiada na Federação Nacional das Confrarias da Gastronomia Portuguesa (da qual este movimento foi também fundador), inicialmente como Academia e, mais tarde como Confraria Gastronómica, a associação tem como propósito de defender os pratos típicos da gastronomia madeirense.

Em Novembro de 2018, mudaria a sua designação de Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira para Confraria Enogastronómica da Madeira, de modo a permitir a filiação na Federação de Confrarias Báquicas Portuguesas, bem como na Federação Internacional de Confrarias Báquicas, no sentido de promover a defesa da cultura báquica da Região.

Actualmente, a Confraria Enogastronómica da Madeira é composta por 40 confrades (o dobro do que à data da sua fundação). É presentemente representada por Alcides Nóbrega, que sucedeu a Gregório Freitas, presidente desta associação durante 16 anos.

Sempre com o objectivo de promover os sabores regional, a Confraria aproveita para organizar eventos, que juntam filiados e confrades em convívios gastronómicos. São também frequentes as presenças em eventos organizados por outras confrarias, em Portugal e no estrangeiro. 

Fechar Menu