Madeira

Monte de pessoas na Zona Velha gera muitas queixas

Situação que se viveu este sábado à noite, na Rua de Santa Maria, já motivou uma reacção do presidente do Governo Regional

None

Consumo de álcool na via pública, muita gente sem máscara ou ausência total de distanciamento social entre as pessoas. Foi isto que se passou, no sábado à noite, em plena Zona Velha da Cidade do Funchal, pelo menos até às 2 da manhã.

Em frente a pelo menos dois espaços muito frequentados, os madeirenses aglomeraram-se diante das portas dos estabelecimentos, a consumir bebidas alcoólicas, o que neste momento é ilegal tendo em conta a resolução 510/2020 determinada pelo Governo Regional.

Um dos empresários, neste caso Pedro Ferreira, que é proprietário do Old Town Bar, diz ao DIÁRIO que foi "obrigado a chamar a polícia várias vezes", por volta das 23 horas, "porque o distanciamento social não estava a ser respeitado e o consumo de álcool na via pública estava a ser permitido por outros estabelecimentos".

Aliás, Pedro Ferreira vai mais longe e assume que as pessoas estavam "todas juntas, umas em cima das outras, parecendo 'formigas' com os copos de bebidas alcoólicas na mão, incluindo menores de 18 anos".

Este empresário relatou ainda que antes de se dirigir ao Comando Regional da PSP abordou "dois agentes que estavam de serviço" para reportar o sucedido e afirmar que "a lei é para ser cumprida". Segundo o próprio, estes elementos responderam que "os jovens que saem à noite têm de se divertir" e que "não fizeram absolutamente nada, nem quiseram saber!".

Pedro Ferreira diz que neste momento, na Zona Velha, o Old Town Bar é o único a cumprir com o limite da lotação exigida pela lei, nomeadamente pela interdição que mantém aos seus clientes pela não autorização de ingerirem bebidas alcoólicas na via pública.

“O que se passou este fim-de-semana na Zona Velha (Funchal) é uma vergonha”

Presidente do Governo volta a avisar para aquilo “que não pode continuar”

O que diz a resolução do Governo Regional?

De acordo com a resolução publicada a 8 de Julho, todos os estabelecimentos (comércio a retalho, prestação de serviços, conjuntos comerciais, restauração, de bebidas, com ou sem pista de dança e demais espaços de animação nocturna) encerram obrigatoriamente às 2 da manhã.

Proibido está também o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre de acesso ao público e nas vias públicas durante todo o dia, exceptuando-se apenas os espaços exteriores dos estabelecimentos de restauração e bebidas que estejam licenciados para esse mesmo efeito, de acordo com a lotação licenciada.

PSP vai intensificar acções de fiscalização em bares e restaurantes na Madeira

Na sequência da resolução do Governo Regional, que implica a proibição de beber álcool na via pública, o Comando Regional da PSP da Madeira esclarece, em nota enviada à imprensa, que intensificará as acções de fiscalização, "reafirmando assim o seu compromisso em fazer cumprir todas as normas legais e sanitárias que visem a prevenção do contágio epidemiológico do covid-19" na Região.

Os estabelecimentos deverão evitar a concentração de pessoas à entrada dos referidos estabelecimentos, os quais deverão cumprir os limites de lotação, desde que salvaguardadas as distâncias de segurança sanitária.

O que se passou este fim-de-semana na Zona Velha é uma vergonha. Tiveram novamente um conjunto de pessoas, na Rua de Santa Maria uns em cima dos outros sem máscara, e isso é um perigo. Isto não pode continuar Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional

Rua das Fontes à pinha

O mesmo empresário também recorreu às redes sociais para publicar um vídeo onde se vislumbram ajuntamentos na Rua das Fontes, outra das artérias mais movimentadas da noite madeirense.

"Não existe distanciamento social e os bares continuam a não respeitar o que foi pedido", escreveu Pedro Ferreira, classificando de "vergonhoso o que fazem a uns empresários e o que deixam os outros fazer".

Grupo Café do Teatro já reagiu

Em comunicado, o grupo Café do Teatro já reagiu às declarações proferidas pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque. A empresa assumiu que houve mais movimento porque "este sábado foi um dia de excepção" por ter sido o último dia de férias.

"O Grupo Café do Teatro, não pode deixar de referir, que não é responsável pelo que se passou na Rua de Santa Maria. Nós fomos a ÚNICA empresa a tomar e a adoptar medidas restritivas, para contenção da pandemia que se vive atualmente. Dando cumprimento às normas impostas pelo Governo Regional, além de termos aberto o piso superior da Venda Velha, celebramos um contrato de arrendamento de um outro espaço, por forma a que os nossos clientes possam consumir apenas em ÁREAS AUTORIZADAS. Não podemos ser responsáveis pela falta de cuidados de outros estabelecimentos comerciais, que não cumprem as já conhecidas medidas", pode ler-se.

Ao longo da missiva, o grupo falou num investimento semanal de "quase 600 euros em selos" para que os copos "sejam facilmente identificados, ao que acresce o custo na contratação de segurança privada" a fim de "evitar qualquer tipo de infracção".

"Somos diariamente ELOGIADOS pela PSP pelo nosso excelente trabalho lá na Venda Velha e na Rua das Fontes. Além de estarmos com quebras de 40% zelamos pela Saúde Pública. NINGUÉM mais faz o que fazemos, NINGUÉM mais investe como nós temos investido... podem mesmo acreditar", esclarece.

Fechar Menu