Mundo

UE quer um "novo começo" com EUA e Reino Unido

None
Foto EPA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje serem necessários "novos começos com velhos amigos", de ambos os lados do Atlântico e do Canal da Mancha, referindo-se às actuais relações com Washington e Londres.

Durante o seu discurso sobre o Estado da União, perante o Parlamento Europeu, em Bruxelas, a presidente da Comissão, referindo-se à relação com os Estados Unidos, disse que a Europa pode "não concordar sempre com a Casa Branca", mas irá sempre "acarinhar esta relação transatlântica entre dois parceiros que partilham valores e ideais comuns.

Antes, durante a sua intervenção, já deixara uma crítica velada à actual administração norte-americana, ao orgulhar-se de, durante a crise da covid-19, a UE nunca ter adoptado uma postura de 'Europe first' ('Europa em primeiro lugar'), à imagem do lema do Presidente norte-americano, Donald Trump, de 'America First'.

Relativamente ao Reino Unido, e tendo como pano de fundo a actual tensão em torno da concretização do 'Brexit', face à 'ameaça' de Londres de desrespeitar o Acordo de Saída celebrado com a UE, a presidente do executivo comunitário exortou o Governo de Boris Johnson a não desrespeitar o compromisso, e citou a antiga primeira-ministra Margaret Thatcher.

"Passo a citar: 'o Reino Unido não viola Tratados. Seria mau para o Reino Unido, seria mau para as relações com o resto do mundo, e seria mau para qualquer futuro acordo comercial'. Fim de citação", afirmou Von der Leyen, acrescentando que "isso era verdade então e é verdade hoje", pois "a confiança é a fundação de qualquer parceria forte".

Fechar Menu