Mundo

Governo da Venezuela reestrutura Ministério de Economia e Finanças

None

O Ministério de Economia e Finanças (MEC) da Venezuela vai ser reestruturado passando a incluir vários escritórios, um deles especializado em políticas anti-bloqueio, anunciou a nova ministra do Poder Popular para a Economia e Finanças, Delcy Rodríguez.

"O Presidente Nicolás Maduro aprovou uma nova estrutura para o MEC. Foram criados escritórios de vice-ministros para as políticas anti-bloqueio, (para) fortalecer a economia e as forças produtivas e de Comércio exterior e promoção de investimentos", anunciou na sua conta do Twitter.

Delcy Rodríguez, que também é vice-presidente da Venezuela, explica que vão manter-se "a estrutura da fazenda [finanças e assuntos fiscais] e dos setores bancário, de seguros e de mercado de valores".

"O objetivo estratégico desta nova estrutura são as políticas para a economia produtiva em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar do povo", sublinhou.

Em 9 de setembro último o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou a vice-presidente venezuelana Delcy Rodríguez como nova ministra da Economia e Finanças, segundo decreto publicado na Gazeta Oficial (equivalente ao Diário da República).

No decreto, o Presidente Nicolás Maduro explicou que a nomeação tinha "o supremo compromisso e vontade de conseguir a maior eficácia política e qualidade revolucionária na construção do socialismo e na refundação da pátria venezuelana".

Delcy Rodríguez substitui Simón Alejandro Zerpa Delgado, ministro da Economia e Finanças desde 28 de outubro de 2017.

Advogada de profissão, Delcy Rodríguez desempenhava o cargo de vice-presidente da Venezuela desde 14 de junho de 2018.

É coordenadora, desde março, da comissão presidencial para o controlo da covid-19.

Em 26 de dezembro de 2014, foi nomeada ministra das Relações Exteriores da Venezuela, pelo Presidente Nicolás Maduro, convertendo-se na primeira mulher a desempenhar essas funções.

Entre 2 de agosto de 2013 e 13 de outubro de 2014 foi ministra da Comunicação e Informação da Venezuela.

Entre 4 de agosto de 2017 e 14 de junho de 2018 foi a primeira presidente da Assembleia Constituinte da Venezuela, composta unicamente por simpatizantes do regime.

Fechar Menu