Madeira

Albuquerque incentiva a aposta no maracujá

Presidente do Governo visitou exploração na Tabua apoiada pelo PRODERAM

None

O presidente do Governo Regional visitou esta tarde “mais um projecto de modernização agrícola”, desta vez na Ribeira da Tabua, freguesia da Tabua.

Os cerca de 15 mil metros quadrados de maracujazeiros levaram Miguel Albuquerque a ‘aplaudir’ a aposta do jovem empresário.

Por ser “produto que tem imensa saída na Madeira, é vendido a bom preço e nós queremos incentivar, aliás nós temos um plano para o maracujá, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos e é um produto que tem valor comercial e traz rendimento para os empresários”, sublinhou.

A estimativa, revelou o presidnente, “será uma produção entre 20 a 30 toneladas por ano de maracujá”.

A exploração agrícola, propriedade de Nuno Teixeira, foi apoiada pelo PRODERAM, no âmbito de duas candidaturas ao FEADER. A área total do terreno é de 2,43 hectares.

Um dos projectos consistiu na recuperação de muros de pedra da exploração e ainda de socalcos com largura média de 8,59 metros.

O segundo projecto abrangeu seis parcelas de terreno, onde o proprietário está a instalar cerca de 1.400 metros quadrados de bananeiras e 21 mil metros quadrados de maracujá em latada. Este último projecto contemplou ainda a construção de acessos internos, de dois tanques em betão e de um armazém com 40 metros quadrados, a electrificação da exploração, a instalação de sistemas de rega e de corta-ventos e de uma vedação.

Fechar Menu