Madeira

“Vocês vão ver como este concelho vai ser dos principais pontos turísticos” diz Albuquerque na abertura da marginal

None

“Vocês vão ver como este concelho vai ser dos principais pontos turísticos”, a afirmação acaba de proferida pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, no momento em que era descerrada a bandeira da Região por ocasião da inauguração da Empreitada de Requalificação da Avenida Engenheiro Ribeiro Pereira (marginal entre a Tabua e a vila), orçada em 2.889.00 euros.

Neste momento o chefe do Executivo madeirense percorre o trajecto ao lado do presidente da autarquia, do vice presidente e do secretário regional do Equipamento e Infraestruturas, Pedro Fino, e um pouco mais atrás diversas figuras que já pertenceram a anteriores governos, como Ventura Garcês ou Rui Gonçalves ambos secretários regionais das Finanças

A empreitada demorou cerca de um ano a concluir e é da responsabilidade do município da Ribeira Brava, embora ao abrigo de um contrato-programa com o Governo Regional.

Recorde-se que a obra de requalificação da Avenida Engenheiro Ribeiro Pereira, marginal Ribeira Brava-Tabua era uma obra ansiada há mais de 13 anos e uma via importante, sobretudo para o movimento de trânsito para a frente-mar da Ribeira Brava, com potenciais benefícios para o comércio da Vila.

A obra incidiu sobre uma extensão de cerca de mil e quinhentos metros e inclui uma via de trânsito automóvel, no sentido de entrada na Vila da Ribeira Brava, bem como uma ciclovia e zona pedonal.

A infraestrutura é protegida por três galerias de segurança, nas três zonas identificadas como de maior risco e que suportam desabamentos, que são encaminhados diretamente para a costa marítima.

Este projeto incluí ainda a instalação de sismógrafos que trabalharão sincronizados com semáforos de emergência que são acionados sempre que se detete limiares de movimentação suficientes para pôr em causa a segurança.

Contemplou ainda a criação de um amplo espaço polivalente para a receção de vários eventos.

A requalificação da marginal Ribeira Brava vem ao encontro do projeto final da autarquia: ligar através de uma zona pedonal e ciclovia as freguesias da Tabua, Ribeira Brava e Serra de Água.

Fechar Menu