País

Bispo de Setúbal recebe Medalha de Honra da Cidade

D. José Ornelas Carvalho é natural da Madeira

None

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, que é natural da Madeira, irá receber a Medalha de Honra da Cidade na categoria ‘Paz e Liberdade’.

De acordo com a Diocese de Setúbal, as medalhas pretendem distinguir a actividade desenvolvida no concelho por cidadãos e instituições de “forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local, ou continuamente” contribuindo para “a elevação do seu prestígio e engrandecimento ou a sua projecção no estrangeiro”.

A cerimónia de entrega das medalhas honoríficas vai decorrer a 15 de Setembro, pelas 10 horas, no Dia de Bocage e da Cidade de Setúbal, feriado municipal, no auditório José Afonso.

 D. José Ornelas Carvalho foi ordenado presbítero a 9 de Agosto de 1981, no Funchal.

A 29 de Agosto de 2015,  foi nomeado Bispo de Setúbal pelo Papa Francisco, sucedendo a D. Gilberto Canavarro dos Reis que renunciou por motivos de idade. A ordenação episcopal ocorreu em Setúbal, a 26 de Outubro de 2015.

Este ano, foi eleito em Fátima como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para o triénio 2020/2023, sucedendo no cargo a D. Manuel Clemente.

Fechar Menu