Madeira

Misericórdia da Calheta celebra hoje 485 anos

None

A Santa Casa da Misericórdia da Calheta comemora hoje 485 anos de existência.

Para marcar esta efeméride decorrerá esta tarde pelas 16 horas uma sessão comemorativa com uma mesa redonda alusiva ao tema da 'Missão e Acção da Misericórdia' no auditório da Santa Casa da Calheta, onde participará o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, Gregório Gouveia, autor do livro 'Hospitais da Misericórdia da Calheta', da Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Calheta, a professora Cecília Cachucho e da Secretaria Regional das Assuntos Social e Cidadania, Augusta Aguiar.

A Misericórdia da Calheta foi fundada a 7 de Outubro de 1535 por um grupo de pessoas nobres da Vila da Calheta ”com o intuito de valer a muitos casos de inválidos e pobres que não tinham nenhuma protecção”, porque na altura não existiam formas de assistência pública.

Hoje tem dois lares. O lar da Nossa da Estrela na freguesia da Calheta com 58 utentes e o lar da Nossa Senhora da Conceição na freguesia do Arco da Calheta que tem 26 utentes.

A instituição também tem um centro do convívio frequentado por cerca de 100 utentes e dá apoio a mais de 300, para além de distribuir 65 refeições a idosos das 8 freguesias do concelho da Calheta.

A Santa Casa da Misericórdia da Calheta conta actualmente com 150 colaboradores e tem uma loja solidária que é fruto de uma parceria com a Câmara Municipal da Calheta, a Paróquia de São Baptista do Atouguia e o movimento dos Vicentinos.

Para além destes serviços conta ainda de um serviço de fisioterapia, com tratamentos diários e consultas semanais.

A instituição gere os programas de emergência alimentar, o operacional de apoio às pessoas mais carenciadas e ainda o fundo de emergência para apoio social que abrange o concelho da Calheta, fruto de parcerias com a Câmara Municipal da Calheta e com o Governo Regional.

Fechar Menu