Madeira

Maior expedição científica do Porto Santo termina neste sábado

None Ver Galeria

Termina hoje a MARE@Porto Santo 2020, a maior expedição científica alguma vez realizada na ilha dourada, com a participação de 25 investigadores de sete nacionalidades, num trabalho conjunto do Governo Regional e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-Madeira), coordenado pelo investigador principal João Canning Clode. O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e do secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, estarão presentes no encerramento da iniciativa.

No âmbito da expedição científica, a directora regional do Mar, Mafalda Freitas, e a investigadora Natacha Nogueira, proferiram duas conferências na Escola Básica e Secundária Professor Francisco Branco, a primeira intitulada "Porto Santo debaixo de água" e a segunda “Do mar à mesa”. Uma nota da Secretaria do Mar e Pescas adianta que “estas iniciativas enquadram-se também no projecto “Escolas Azuis” que a Direcção Regional do Mar vai levar às escolas da Região, com o foco na literacia do mar e o objectivo de sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação dos oceanos e o desenvolvimento da economia azul.

No contacto com os alunos de 11.º ano, Mafalda Freitas apresentou algum do trabalho de pesquisa realizado esta semana, nomeadamente algumas das espécies e habitats emblemáticos do Porto santo, em particular as espécies observadas durante a esta campanha que decorreu ao longo de toda a semana. Na outra palestra o tema foi "Do mar à mesa", da investigadora Natacha Nogueira, onde se apresentou a temática da pesca sustentável e a importância da aquicultura a alunos do 5.º ano.

Fechar Menu