Madeira

Chuva a partir de quinta-feira na Madeira

Tempo mais outonal pode mesmo ser de chuva forte no fim-de-semana

None

A partir de amanhã o estado do tempo na Madeira deve mudar. O sol deve dar lugar às nuvens e o tempo seco será substituído pela chuva, que deve aumentar de intensidade até ao final da semana, podendo ser forte no domingo

Na Madeira o estado do tempo mais condizente com a estação do Outono deverá começar a fazer-se sentir já esta semana, provavelmente já a partir desta quinta-feira, com a previsão de aumento significativo da nebulosidade e a possibilidade de reaparecimento da precipitação, que deverá aumentar de intensidade nos dias seguintes. Chuva que pode ser forte no fim-de-semana, com maior probabilidade – a esta distância – de tal vir a ocorrer no domingo, de acordo com a previsão geral do IPMA para a Madeira.

O cenário mais cinzento e molhado após estes dias de sol ainda a fazer lembrar o Verão, é confirmado por Victor Prior, delegado regional do IPMA na Madeira.

Até quarta-feira “prevê-se céu pouco nublado, temperaturas máximas que poderão chegar aos 29 graus Celsius na costa sul da Madeira e humidade relativa baixa (inferior a 30 por cento), nas regiões montanhosas”, refere o meteorologista. O volte-face no estado do tempo que tem estado “essencialmente influenciado pelo Anticiclone dos Açores, centrado a noroeste do Arquipélago da Madeira” deverá ocorrer a partir de quinta-feira, data a partir da qual os modelos de previsão antecipam a influência “de núcleos depressionários de fraca actividade”, localizados a oeste da Madeira.

Assim, Victor Prior adianta que já quinta-feira a previsão é de “céu em geral muito nublado e a possibilidade de aguaceiros”, mas acentua que estas condições devem se fazer sentir “em especial durante o dia de sexta-feira”. Chuva ou aguaceiros fortes que devem também cair no fim-de-semana, inclusive no Funchal e em particular no domingo.

Além de chuvoso o domingo arrisca também ser ventoso. Até lá a previsão aponta para vento “em geral, fraco a moderado (10 a 35 km/h) de nordeste”, mas o responsável pelo IPMA na Madeira, admite que o vento poderá “ser forte (35 a 55 km/h) no domingo nas terras altas, nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e no Porto Santo”, avisa.

No mar nada de especial na previsão marítima até ao próximo domingo. Na Madeira e Porto Santo “a altura significativa das ondas deverá baixar, ao longo da semana, de valores entre 1,5 metros a 2,5 metros para valores entre 0,5 metro a 1,5 metros”, concretizou.

Fechar Menu