Cristiano Ronaldo Desporto

CR7 falha jogo e Suécia evita principal ‘ameaça’

Selecção lusa quer reforçar liderança do grupo, mas não conta com o madeirense, que já marcou sete golos diante dos suecos

None

Cristiano Ronaldo marcou nos últimos quatro jogos diante da Suécia. Esta quarta-feira o madeirense não vai a jogo, uma vez que testou positivo para covid-19, e os suecos evitam, assim, a sua principal ameaça.

A história recente é favorável a Portugal, mas nem sempre foi assim, sobretudo nos jogos em casa. Esta quarta-feira o Estádio de Alvalade recebe o Portugal-Suécia, a contar para o grupo 3 da Liga das Nações (Liga A).

A selecção lusa derrotou apenas uma vez a Suécia enquanto visitada. Foi a 15 de Novembro de 2013, na primeira mão do ‘play-off’ de acesso ao Mundial’2014. Quem marcou? Cristiano Ronaldo, pois claro.

Sabe onde que foi a última recepção de Portugal aos suecos? Sim, no Funchal. Um ‘amigável’, a 28 de Março de 2017, no Estádio do Marítimo, nos Barreiros. Cristiano Ronaldo até foi o primeiro a marcar, mas os suecos venceram por 3-2.

Portugal perdeu os primeiros quatro jogos que realizou, em casa, diante da Suécia: 2-6 (1955), 1-2 (1966), 1-2 (1981) e 1-3 (1984). Dois anos depois lá conseguiu um empate (1-1), mas acabou por falhar a qualificação para o Campeonato da Europa de 1988.

Em 2004, antes do ‘nosso’ Euro, Portugal recebeu a Suécia e não foi além do empate (2-2). Seguiu-se o nulo no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010.

A eficácia de Ronaldo diante da Suécia tem sido impressionante. No ‘play-off’ do Mundial’2014 fez esticar as redes suecas por quatro vezes: marcou um na primeira mão (1-0), na Luz, e fez um ‘hat-trick’ (3-2) no segundo jogo, apurando Portugal para o Campeonato do Mundo. Voltou a marcar no ‘amigável’ no Funchal, em 2017, e foi decisivo já este ano, a 8 de Setembro, apontando os dois golos (triunfo 2-0) no Friends Arena, em Estocolmo, já a contar para a Liga das Nações.

Contas feitas, Ronaldo já marcou por sete vezes aos suecos. Esta terça-feira, a selecção da Suécia não vai ter pela frente a sua principal ‘ameaça’.

No total de confrontos, a Suécia venceu sete, Portugal seis, além de seis empates.

Fechar Menu