País

Saiba o que é notícia hoje

None

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o rei de Espanha, Felipe VI, vão encontrar-se hoje em Pontevedra, na Galiza, antes de participarem os dois na abertura do Fórum La Toja.

O encontro terá lugar num hotel na ilha de La Toja, na província de Pontevedra, onde durante a tarde terá início a segunda edição do Fórum La Toja - Vínculo Atlântico.

A sessão de abertura deste fórum contará ainda com a participação do presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñez Feijóo, e do presidente do grupo hoteleiro espanhol Hotusa, Amancio López Seijas, promotor desta iniciativa.

O Fórum La Toja, realizado na ilha com o mesmo nome, pretende ser "um evento de referência no debate intelectual e académico", em defesa dos "valores da democracia liberal", e na primeira edição, no ano passado, contou também com a presença do rei de Espanha, Felipe VI.

Esta será a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa e o rei Felipe VI se encontram no atual contexto de pandemia de covid-19 e a terceira vez que o Presidente da República se desloca a Espanha neste período.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

Os artistas Eduardo Batarda, com trabalhos dos anos 1970, e Ana Vidigal, com obras que prestam homenagem a quatro mulheres artistas, vão inaugurar hoje exposições no Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, em Lisboa.

"Great Moments. Eduardo Batarda nos Anos Setenta" é o título da exposição do artista nascido em Coimbra, em 1943, que conta com curadoria de João Mourão e Luís Silva, organizada em parceria com a Fundação Carmona e Costa.

Também hoje, o museu inaugura uma outra exposição, de Ana Vidigal, intitulada "Arpad e as cinco", que dá continuidade à pesquisa estética que a artista tem vindo a realizar sobre algumas problemáticas, nomeadamente, sobre os conceitos de doméstico, intimidade, privacidade, público e exterioridade.

Paralelamente, e no âmbito da atividade do Atelier de Vieira da Silva, que tem vindo a convidar artistas, será a vez de Pedro Portugal apresentar a sintetização, na linguagem 'Emoji' das figuras de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, em conjunto com um enorme 'pouf' com a pixelização manual de uma obra de Vieira da Silva.

O evento "Sons no Património" realiza-se entre hoje e segunda-feira, em várias cidades da Área Metropolitana do Porto, com uma programação totalmente nacional, privilegiando a realização de concertos ao ar livre, todos gratuitos.

Francisco Sales, Miguel Xavier, Ricardo Ribeiro, Miguel Amaral & Yuri Reis, Afonso Cabral, Daniel Pereira Cristo, Manuel Linhares, Helder Moutinho e Marco Rodrigues são os artistas convidados para este evento em rede, que conta ainda com a participação dos projetos musicais Retimbar, Lisboa String Trio com Cristina Branco, Birds are Indie, First Breath After Coma e Rua da Lua.

A generalidade dos concertos decorre ao ar livre e ao vivo, à exceção das atuações em Gondomar e Vale de Cambra, municípios que optaram apenas pela transmissão via digital.

DESPORTO

O campeão português em título FC Porto, que parte como cabeça de série, conhece hoje os adversários na fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, num sorteio marcado para Nyon, na Suíça.

O único representante luso, depois da queda do Benfica na terceira pré-eliminatória, já sabe que não defrontará Bayern Munique, Sevilha, Real Madrid, Liverpool, Juventus, Paris Saint-Germain e Zenit, os outros integrantes do Pote 1.

Os adversários potencialmente mais perigosos para os azuis e brancos estão no Pote 2, composto por FC Barcelona, Atlético Madrid, Manchester City, Manchester United, Shakhtar Donetsk, Borussia Dortmund, Chelsea e Ajax.

No Pote 3, os comandados de Sérgio Conceição devem desviar-se de Leipzig, Inter de Milão, Lazio e Atalanta, enquanto no 4, ainda há alguns conjuntos de qualidade, como o Rennes, líder do campeonato francês, ou o Borussia Mönchengladbach.

O FC Porto, que falhou a edição do ano passado ao cair face ao Krasnodar na terceira pré-eliminatória, vai cumprir a sua 24.ª participação na fase de grupos, perdendo apenas para as 25 dos espanhóis Real Madrid e FC Barcelona.

Face à pandemia de covid-19, que atrasou o início da prova, a fase de grupos da Champions apenas arranca em 20 de outubro, sendo que tudo se decidirá no espaço de oito semanas: três consecutivas, duas de interregno e mais três de seguida.

As datas são 20 e 21 de outubro (primeira jornada), 27 e 28 de outubro (segunda), 03 e 04 de novembro (terceira), 24 e 25 de novembro (quarta), 01 e 02 de dezembro (quinta) e 08 e 09 de dezembro (sexta e última).

Em relação ao formato, nenhuma alteração. A fase de grupos é composta por oito grupos de quatro equipas, com as duas primeiras a seguirem para os oitavos de final -- os primeiros, com a segunda mão em casa, defrontam os segundos -- e a terceira a ser relegada para a Liga Europa. A quarta classificada fica fora da competição.

O corredor português Amaro Antunes (W52-FC Porto) vai tentar hoje chegar à Torre de amarelo, tendo nos mais de 20 quilómetros de subida até ao ponto mais alto de Portugal Continental o maior desafio à sua liderança na Volta a Portugal em bicicleta.

A partida real para a quarta etapa é dada às 13:10, com o pelotão da edição especial da prova portuguesa a sair da Guarda, cidade mais alta de Portugal, para os 148 quilómetros da curta, mas intensa ligação à Torre.

Amaro Antunes arranca para esta etapa com apenas 13 segundos de vantagem para o segundo classificado, Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), com o espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a ocupar o terceiro posto da geral, a um minuto e 13 segundos.

O selecionador de Portugal, Fernando Santos, divulga hoje a lista de convocados para os três jogos que os campeões europeus vão realizar no mês de outubro, dois dos quais a contar para a Liga das Nações de futebol.

Fernando Santos vai revelar as suas escolhas na Cidade de Futebol, em Oeiras, às 12:30, sem jornalistas presentes na sala, devido às restrições impostas na luta contra a pandemia da covid-19.

O primeiro dos três encontros sucede em 07 de outubro, com Portugal a defrontar a Espanha num encontro particular que vai decorrer no Estádio José Alvalade, em Lisboa, seguindo-se dois jogos a contar para o Grupo 3 da Liga das Nações.

Quatro dias depois, a seleção nacional, que conquistou a primeira edição da prova, regressa pela primeira vez ao Stade de France desde que venceu o Euro2016 para enfrentar a França e, em 14 de outubro, volta a atuar em Alvalade perante a Suécia.

Sporting e Rio Ave vão tentar hoje aceder à fase de grupos da Liga Europa de futebol, recebendo LASK Linz e AC Milan, respetivamente, em jogos do 'play-off' de apuramento.

Com o treinador Rúben Amorim e o reforço Pedro Gonçalves recuperados da covid-19, os leões vão tentar fazer valer o seu favoritismo e seguir em frente na prova, já depois de terem afastado os escoceses do Aberdeen (1-0), na terceira pré-eliminatória.

Mais complicada adivinha-se a tarefa do Rio Ave, que recebe em Vila do Conde um dos nomes sonantes da Europa, os italianos do AC Milan.

O Rio Ave já ultrapassou dois adversários na atual caminhada, os eslovenos do Borac, por 2-0, e os turcos do Besiktas, no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a uma bola, ambos os encontros fora de casa.

Caso ultrapassem os respetivos adversários, Sporting e Rio Ave podem juntar-se na fase de grupos a Sporting de Braga e Benfica, este último depois de ter caído nas eliminatórias para a Liga dos Campeões.

ECONOMIA

A CGTP comemora hoje 50 anos, numa altura em que conseguiu aumentar o número total de associados, tendo pugnado, durante a sua história, pela redução do horário de trabalho, valorização salarial e do emprego e pelos direitos sociais.

A intersindical aumentou o número de sócios para os 556.363 nos últimos quatro anos, o que representa mais 5.863, segundo fonte da central sindical composta por 22 uniões distritais, 10 federações e 125 sindicatos.

A redução do horário de trabalho, a valorização salarial e do emprego e os direitos sociais foram reivindicações transversais nos 50 anos da organização, originando inúmeras ações de luta, lembraram José Cartaxo e Carmo Tavares, antigos dirigentes da central, em declarações à Lusa.

As candidaturas aos estágios Ativar.pt do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) arrancam hoje e decorrem até 18 de dezembro ou até que se atinja a dotação orçamental, de 75 milhões de euros.

A medida estágios Ativar.pt destina-se a desempregados inscritos no IEFP e está prevista no Programa de Estabilização Económica (PEES) do Governo. De acordo com o IEFP, os estágios Ativar.pt substituem os estágios profissionais e "reforçam a valorização das qualificações, através da majoração das bolsas de estágio para os estagiários com qualificação acima do secundário".

É ainda introduzido um conjunto de mecanismos transitórios (até 30 de junho de 2021) "de resposta aos novos desempregados", passando a abranger candidatos até aos 35 anos (e não até 30 anos), bem como as pessoas com mais de 35 anos se estiverem desempregadas há mais de seis meses (em vez de 12 meses).

Os preços do gás natural descem, a partir de hoje, 2,2% para os 254 mil clientes em baixa pressão que se mantêm no mercado regulado, e que representam 2,4% do consumo total nacional.

Segundo os cálculos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que anualmente define os preços para o mercado regulado, os consumidores em baixa pressão com consumo anual inferior ou igual a dez mil metros cúbicos vão beneficiar de um corte de cerca de 50 cêntimos na fatura média mensal.

Também a partir de hoje, e até setembro do próximo ano, os consumidores com tarifa social beneficiam de um desconto de 31,2%, com base nas tarifas transitórias de venda a clientes finais, que a ERSE calcula traduzir-se num desconto na fatura mensal de 7,34 euros para um casal sem filhos [consumo tipo 138m3/ano] e de 13,93 euros para um casal com dois filhos [consumo tipo 292m3/ano].

INTERNACIONAL

Os chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) reúnem-se hoje e sexta-feira em Bruxelas para tentar chegar a acordo sobre a aplicação de sanções aos repressores na Bielorrússia, num processo bloqueado por Chipre.

Após a "luz verde" dada pelo Conselho da UE em agosto, a lista de medidas restritivas relativamente à Bielorrússia tem de ser formalmente aprovada por unanimidade para ficar em vigor, processo que o Chipre está a bloquear por exigir medidas semelhantes contra a Turquia, dada a crise do Mediterrâneo oriental.

As tensões entre Ancara e Atenas e Nicósia têm vindo a subir de tom devido às perfurações ilegais turcas nas zonas económicas especiais da Grécia e do Chipre, reclamadas pela Turquia.

As mesmas fontes frisam que caberá ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, salientar o apoio incondicional da UE a Chipre e à Grécia relativamente às investidas da Turquia, esperando-se que, através da via diplomática e da promessa de um reforço de sanções a Ancara, Nicósia ceda e aprove as medidas restritivas para a Bielorrússia.

As presidenciais de 09 de agosto na Bielorrússia deram a vitória a Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos, o que é contestado pela oposição e não é reconhecido pela UE.

Outras questões que serão abordadas ao longo destes dois dias de trabalhos são a escalada de tensões em Nagorno-Karabakh, o impasse nas negociações pós-Brexit e ainda a recuperação económica após a crise gerada pela pandemia de covid-19.

Um grupo de ativistas pró-democracia de Hong Kong convocou para hoje uma manifestação, entretanto proibida pelas autoridades do território, por ocasião do aniversário da Implantação da República Popular da China.

Na China, o 01 de outubro é dia feriado e é marcado pelas celebrações cuidadosamente coreografadas, mas em Hong Kong tornou-se um dia de preocupação face ao aumento do controlo de Pequim sobre o território.

O pedido de autorização para a manifestação foi feito pela Frente Cívica de Direitos Humanos (CHRF), que organizou os principais protestos pró-democracia no ano passado, para exigir a libertação de um grupo de 12 habitantes de Hong Kong detidos na China.

"A polícia opôs-se à manifestação sob o pretexto da saúde pública, segurança e proteção dos direitos de liberdade das pessoas", disse o chefe da polícia de Hong Kong.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

Portugal participa hoje na reunião ministerial sobre a República Centro-Africana (RCA), que se realiza por videoconferência, à margem da 75.ª sessão ordinária da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os ministros vão abordar a situação política e de segurança na RCA, mergulhada numa guerra civil há vários anos e que prevê realizar eleições presidenciais e legislativas em 27 de dezembro.

De acordo com informação divulgada pelo Governo português, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, serão igualmente avaliadas as perspetivas de dinamização e reforço do apoio à implementação do Acordo de Paz, e as ações da comunidade internacional com vista à estabilidade e desenvolvimento do país.

Portugal, que nesta reunião se fará representar pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, tem defendido o reforço da estabilização e desenvolvimento da RCA, com enfoque no restabelecimento da capacidade de atuação de instituições civis e militares em todo o território.

Portugal participa, atualmente, com meios militares tanto na EUTM-RCA (Missão de Treino Militar da União Europeia na República Centro-Africana), como na Minusca (Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana), naquele que constitui hoje o mais importante envolvimento nacional em missões da ONU.

PAÍS

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem hoje um jantar de trabalho com empresários do setor da hotelaria e turismo de Fátima para debaterem as dificuldades do setor no atual momento de pandemia.

"A importância do turismo religioso no contexto nacional e mundial, a realidade e especificidade deste setor fulcral para a economia do concelho e da região, e as dificuldades e constrangimentos sentidos serão, certamente, assuntos abordados", segundo um comunicado divulgado pela ACISO - Associação Empresarial Ourém Fátima, promotora do jantar.

Estarão também presentes o presidente da Câmara de Ourém, o presidente da Confederação do Turismo e o reitor do Santuário de Fátima.

Os Trabalhadores da Eurest, que prestam o serviço de Bar e Restauração nos barcos da Transtejo/Soflusa, promovem hoje uma concentração de protesto para exigir a retoma do serviço nos barcos entre a margem sul e Lisboa.

"Os trabalhadores da Eurest estão impedidos de exercer a sua atividade profissional e querem retomar o serviço, mas a Transtejo e Soflusa não autoriza a reabertura dos bares", disse à Lusa Fernanda Moreira, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.

Os cerca de 18 funcionários deste serviço vão concentrar-se às 08:30 no Terminal Fluvial do Cais do Sodré, em Lisboa, onde também se localiza a sede das duas empresas de transporte fluvial, que têm a mesma administração.

SOCIEDADE

Trabalhadores das IPSS concentram-se hoje junto à sede da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, no Porto, para exigirem aumentos salariais e a "valorização da carreira profissional de todos os trabalhadores da 'linha da frente'" do combate à covid-19.

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, que convocou o protesto, considera que não é possível "ficar por "aumentos simbólicos".

"Os trabalhadores das IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] não esquecem que foram obrigados pelo Governo e Instituições a trabalhar 10, 12, 24 horas seguidas, 7 ou 14 dias consecutivos. Até ao momento, nenhum recebeu o trabalho suplementar devido. Os trabalhadores não esquecem que foram impedidos de gozar férias, de rescindir contratos de trabalho e até de prestar assistência aos seus filhos", afirma o sindicato num comunicado em que anuncia o protesto de hoje.

Em 23 de setembro, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais organizou uma ação semelhante junto à porta do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Fechar Menu