Madeira

Miguel Albuquerque recusa estrutura liderada por Rubina

Líder do PSD-M emite comunicado que contraria o rosto das MSD

None

Rubina Leal até pode vir a liderar as Mulheres Social-Democratas mas a estrutura não será integrada no PSD-M. A garantia é dada pelo presidente do partido que através de comunicado emitido esta manhã é peremptório:

Não serão promovidas quaisquer alterações aos Estatutos do Partido no sentido de integrar novas estruturas, nomeadamente a das Mulheres Social-democratas. Miguel Albuquerque

Curiosamente, ontem, Jardim antecipou-se a esta decisão.

Rubina Leal assumiu ter concordância do líder

A posição de Albuquerque contraria a garantia dada ao DIÁRIO por Rubina Leal que na edição de hoje reafirma que está para breve a criação do núcleo das Mulheres Social Democratas (MSD-M) na Região. A deputada e vice-presidente da Assembleia Legislativa confirmou ao DIÁRIO que está, já desde 2019, a preparar o projecto que até agora não existia na Região e em concordância com o presidente regional do partido, Miguel Albuquerque.

“Desde final do ano transacto que eu tive o convite da parte da Lina Lopes, que é a pessoa que está à frente das MSD a nível nacional para criar e coordenar um núcleo regional das MSD”: desde então revela que “foram dados vários passos e feitos vários contactos com várias militantes que aceitaram este projecto, só que entretanto veio o covid e esta situação ficou parada. Agora ia ser reactivada e tornada pública” diz, como que validando a notícia dada em primeira mão pelo DIÁRIO na edição da passada sexta-feira.

Garante que a criação do novo núcleo feminino “está concertado com o presidente da Comissão Política”, afirmou. Diz mesmo que “todos os passos que foram dados foram concertados com o presidente da Comissão Política. Se não fosse assim, não faria sentido”, sustenta.

Rubina Leal está determinada em concretizar a nova estrutura “o mais breve possível”. Admite que possa ser criado antes do Congresso? “Claro que admito. É só uma questão de agendar e convocar as pessoas que fazem parte do núcleo para tomarem posse, que é uma coisa meramente simbólica”, esclarece.

Esclarece que a finalidade das MSD é ajudar e trabalhar em conjunto com o Partido, “não só nas questões que dizem respeito a toda a população, mas que estão muitas específicas do género feminino, mas para trabalhar em função da social-democracia”.

A parlamentar está convencida que a criação de um núcleo representativo das mulheres que participam activamente na política reúne o consenso “da grande maioria” dos militantes.

Adianta que no rescaldo da notícia do DIÁRIO recebeu “várias manifestações de solidariedade e de adesão ao projecto” que deve abranger uma quota muito importante de militantes social-democratas.

Um segundo aviso de Albuquerque

Para além da contradição evidente, no comunicado emitido esta manhã,  o presidente do PSD-Madeira, acalma as hostes já nervosas com as Autárquicas que ora se demitem, ora reconsideram, que avançam com nomes a ver se algum acerta ou se chegam à frente para serem escolhas inevitáveis.

"Conforme determinado no Conselho Regional e tornado público, as escolhas para as Eleições Autárquicas de 2021 serão avaliadas, no momento próprio, pelo Presidente e pelos órgãos do Partido e depois de ouvir as estruturas locais, numa decisão a divulgar após o Congresso Regional de novembro", refere Miguel Albuquerque.

Fechar Menu