Madeira

Projecto ‘Novemil’ valoriza história e identidade do Funchal

None

O Funchal lançou hoje, no Dia Mundial do Turismo, uma plataforma que agrega um conjunto de informações históricas do Funchal, disponibilizando elementos relevantes para a valorização da identidade da cidade e para uma melhor perceção e compreensão da actualidade.

Trata-se do projecto ‘Novemil’, elaborado pelo investigador João Márcio de Matos que está disponível através do endereço https://novemil.org/

Depois de dois anos de trabalho e outros tantos de investigação, esta plataforma surge agora para “mostrar a Cidade do Funchal num contexto histórico e cultural diferente daquele que tem vindo a ser apresentada até hoje”, referiu Miguel Silva Gouveia, salientando que permite “abrir novas portas ao mundo com tudo aquilo que o Funchal tem para oferecer”.

Para o presidente da Câmara, trata-se de um “trabalho de investigação profundo” que permite “acumular um conjunto de informação histórica, com sustentação científica, das evoluções da nossa cidade e histórias que fazem parte da nossa identidade”.

A plataforma, cujo nome deriva do antigo código postal da cidade – 9000 - surge em versão bilíngue e agrega ainda informações que explicam a génese toponímia do Funchal.

“Do ponto de vista turístico, quem nos visita procura cada vez mais compreender a nossa origem e as raízes das nossas tradições, e este projecto vem oferecer e complementar precisamente essa lacuna em termos de oferta turística”, diz o autarca.

O projecto ‘Novemil’ está aberto a toda a população que queira contribuir com histórias, fotos e vídeos. Miguel Silva Gouveia explica que o próximo passo é "permitir que todos os interessados possam partilhar com a Câmara Municipal do Funchal os seus acervos familiares e as suas próprias narrativas sobre o passado, dando a conhecer momentos desconhecidos, insólitos e curiosos, que possam enriquecer as histórias da nossa história”.

Fechar Menu