Madeira

Motoristas da HF com subsídio de agente único e abono de falhas garantidos

Negociação entre Sindicato e Horários do Funchal chegaram a 'bom porto'

Alejandro Gonçalves, presidente do conselho de administração da HF, diz que a saúde financeira da empresa está salvaguardada.
Alejandro Gonçalves, presidente do conselho de administração da HF, diz que a saúde financeira da empresa está salvaguardada., Foto Arquivo

Depois de semanas de negociação, chegou finalmente o entendimento. A administração da Horários do Funchal (HF) e a direcção do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Actividades Metalúrgicas da Região Autónoma da Madeira (STRAMM) chegaram a acordo na pretensão dos motoristas, que viram alterado agora o Acordo de Empresa assinado em 2019 e válido até 2029, no que diz respeito ao subsídio de agente único e ao abono para falhas. Na sequência da negociação, ficou garantido que ambos serão pagos, mesmo não havendo cobrança a bordo, seja em virtude da pandemia, seja por qualquer outra razão. Esta medida será alargada ainda à Companhia de Carros de São Gonçalo.

Em comunicado enviado pela Horários do Funchal, a administração adianta ainda que este acordo salvaguarda a situação financeira da empresa, “uma vez que não implica um esforço financeiro significativo” e garante que vai ao encontro do interesse dos motoristas, e sobrevivência do grupo. Salienta, ainda, “a absoluta necessidade de manter a paz social e a concertação no seio do grupo, valores fundamentais para possibilitar vencer a crise e para continuar a garantir um serviço de qualidade a toda a população”.

Nesta negociação interveio ainda a Secretaria Regional de Economia, que tutela os transportes terrestres na Madeira e Porto Santo.

Fechar Menu