País

Saiba o que é notícia hoje

None

Líderes mundiais apresentam hoje, em Nova Iorque, as medidas que estão a realizar no âmbito do combate às alterações climáticas, durante um evento de alto nível convocado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU convocou uma mesa redonda de líderes globais, chefes de governo, responsáveis de empresas e finanças e sociedade civil para discutir ações de alto impacto face à crise climática que estão a desenvolver nos respetivos países.

A mesa redonda virtual demonstrará exemplos das ações positivas sugeridas pelo secretário-geral, que incluem empregos e negócios verdes, sem resgates para indústrias poluentes, acabando com subsídios para combustíveis fósseis.

O evento apresentará também benefícios sociais e económicos de uma recuperação sustentável e de ações para limitar o aquecimento global a 1,5° C, alcançando emissões líquidas de carbono zero até 2050.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

O festival Lisboa Soa começa hoje, com mais de uma dezena de instalações sonoras e 15 concertos espalhados pela cidade.

O impacto da pandemia de covid-19 nos ambientes sonoros e na forma como as pessoas se relacionam está subjacente à edição deste ano do Lisboa Soa, um programa cultural que cruza arte sonora, urbanismo e cultura auditiva, com concertos, instalações e passeios por vários espaços da cidade.

Para esta quinta edição, o Lisboa Soa associou-se à iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia sem deixar, com isso, de abordar as implicações da pandemia da covid-19 nesta temática da arte sonora.

No programa deste ano do Lisboa Soa, também ele reformulado por causa da pandemia, destaque para o regresso a Portugal do trabalho do autor Marco Barotti, com duas instalações sonoras, uma delas intitulada "Woodpeckers", em que pequenas esculturas com a forma de um pica-pau se ativam na presença de radiações dos telemóveis.

Uma exposição com obras de cerca de 70 artistas vai assinalar os 10 anos do ProjetoMAP, de mapeamento do universo da arte contemporânea em Portugal, a inaugurar hoje, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa.

A mostra, intitulada "ProjectoMAP 2010--2020. Mapa ou Exposição", tem curadoria de Alda Galsterer e Verónica de Mello, e vai estar patente até 10 de janeiro 2021.

Iniciado em 2010, o ProjectoMAP (Mapa de Artistas de Portugal) é um projeto de curadoria, pesquisa e mapeamento do universo da arte contemporânea em Portugal. Cada artista convidado a pertencer ao projeto sugere dois nomes de artistas centrais no seu universo artístico ou pessoal, e é a partir desta nomeação direta que o mapa se tem desenvolvido exponencialmente.

Alberto Carneiro, Alexandre Estrela, Alexandre Farto aka Vhils, Ana Hatherly, Ana Jotta, Ana Pérez-Quiroga, Ana Vidigal, Ana Vieira, André Cepeda, Ângela Ferreira, António Bolota, António Sena, Bárbara Assis Pacheco, Bruno Cidra, Carla Cabanas, Carlos Bunga, Carlos Lobo, Cristina Ataíde, Daniel Spoerri, Délio Jasse, Dieter Roth são alguns dos artistas representados na mostra.

DESPORTO

Sporting e Rio Ave defrontam hoje Aberdeen e Besiktas, respetivamente, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, tentando prosseguir um caminho que os leve à fase de grupos e à companhia de Sporting de Braga e Benfica.

A equipa lisboeta está a viver um momento conturbado, com a deteção de 12 elementos da equipa principal infetados com covid-19, entre os quais nove jogadores e o treinador Rúben Amorim, o que levou o Sporting a isolar-se num estágio no Algarve.

O encontro entre os 'leões' e o atual quarto classificado da Liga escocesa está marcado para as 20:00.

Antes, a partir das 18:00, o Rio Ave vai encontrar, em Istambul um adversário mais complicado de derrotar, que foi eliminado na fase de qualificação da Liga dos Campeões pelo PAOK, antes de o conjunto treinado pelo português Abel Ferreira repetir a façanha frente ao Benfica.

Caso se imponham nos jogos de hoje, Sporting e Rio Ave terão ainda de superar os vencedores dos jogos LASK-Dunajska Streda e AC Milan e Bodo/Glimt, respetivamente, no 'play-off' de acesso à fase de grupos da Liga Europa, na qual o Braga entrou diretamente e o Benfica por força da eliminação na 'Champions'.

Bayern Munique, campeão europeu de futebol, e Sevilha, detentor da Liga Europa, decidem hoje o vencedor da Supertaça europeia, em Budapeste, num jogo que servirá de balão de ensaio da UEFA para o regresso do público aos estádios.

A capacidade da Arena Puskas está limitada a 30%, mas, ainda assim, milhares de bilhetes destinados aos adeptos da equipa espanhola ficaram por vender e perto de metade dos alemães que compraram ingresso recusaram viajar para a Hungria, preocupados com o recrudescimento da pandemia de covid-19 na Europa.

Será, finalmente, à porta aberta, mas com uma 'amostra' de público que as equipas vão procurar conquistar pela segunda vez a Supertaça europeia, num estádio que estaria lotado, em condições normais, e que foi a solução encontrada para substituir o Estádio do Dragão, no Porto, a escolha inicial da UEFA.

O Bayern Munique, treinado por Hans-Dieter Flick, é o favorito incontestado, após uma época em que venceu a Liga alemã, a Taça da Alemanha e a Liga dos Campeões, frente ao Sevilha, orientado pelo ex-técnico do FC Porto Julen Lopetegui, que venceu Liga Europa.

O inglês Anthony Taylor foi o arbitro designado para dirigir hoje, a partir das 20:00, a 45.ª edição da Supertaça europeia, troféu que o FC Porto foi a única equipa portuguesa a erguer, em 1987, tendo perdido depois as finais de 2003, 2004 e 2011.

ECONOMIA

Os agricultores vão apresentar hoje, em Lisboa, um documento "reivindicador" que elenca um conjunto de medidas para modernizar o setor e recuperar a economia com a ajuda dos fundos europeus, abordando áreas como a tecnologia, energia, água e solos.

"É um documento um pouco diferente do habitual, não é reivindicativo, mas reivindicador. É apresentando no âmbito da estratégia que o Governo pretende implementar para abarcar a ajuda financeira que vai receber da União Europeia", afirmou o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em declarações à agência Lusa.

Segundo Eduardo Oliveira e Sousa, em causa estão um conjunto de cerca de uma dezena de medidas que pretendem "modernizar a agricultura e enquadrar essa dinamização na economia", abrangendo áreas como a energia, água, solo, florestas ou tecnologia.

O documento "Ambição Agro 2020-30" conta ainda com o contributo de vários especialistas em áreas como a indústria, finanças e ambiente que vão analisar se as medidas "estão enquadradas na estratégia que o Governo vai montar".

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP lança hoje um manifesto a exigir ao Governo "uma postura conforme a defesa de uma TAP pública ao serviço do país".

"É preciso que o poder político não ceda perante os grandes interesses e que assuma o desenvolvimento da empresa", pode ler-se no manifesto intitulado "Por uma TAP pública ao serviço do país" que será apresentado hoje numa conferência de imprensa, na qual a CT indica que irá anunciar "outras ações planeadas no âmbito de defesa" da companhia aérea.

Numa nota à imprensa, a CT sublinha que a transportadora aérea "está a viver mais um importante momento de decisão do seu futuro", prevendo-se no plano de reestruturação "imposto pela União Europeia" uma "nova redução de trabalhadores".

Para a CT, "é necessário impedir que a TAP siga o caminho de se tornar numa pequena sucursal de uma grande multinacional, assim como é preciso integrar todo o Grupo TAP numa estratégia mais ampla de desenvolvimento do país".

INTERNACIONAL

O Presidente dos EUA, Donald Trump, participa hoje numa sessão de homenagem à juíza do Supremo Tribunal Ruth Bader Ginsburg, que morreu na passada semana, anunciou a Casa Branca.

"O Presidente prestará homenagem à juíza Ginsburg, na quinta-feira, no Supremo Tribunal", disse hoje Judd Deere, porta-voz da Casa Branca, referindo-se à cerimónia que lembrará a ícone feminista e progressista que morreu na sexta-feira, aos 87 anos, e que será sepultada no Cemitério Nacional de Arlington.

A morte de Ruth Bader Ginsburg abriu a possibilidade de Trump nomear mais um juiz para o Supremo Tribunal, podendo deixar este órgão com uma maioria conservadora de seis contra três juízes.

Trump disse na segunda-feira que espera que a nomeação aconteça antes das eleições presidenciais, marcadas para dia 03 de novembro, e que anunciará a sua indicação do novo juiz no sábado e que o senado, onde o Partido Republicano detém a maioria dos assentos, precisa de aprovar.

Contudo, a neta da juíza disse que Ginsberg lhe teria transmitido o desejo de não ser substituída até que um novo Presidente tomasse posse, em janeiro, o que Trump de imediato desvalorizou, dizendo ser uma versão ao serviço dos interesses do Partido Democrata.

O prémio Rafto dos direitos humanos 2020 é hoje anunciado em Bergen, na Noruega.

O prémio Rafto, com um valor monetário de 20 mil dólares (cerca de 18 mil euros), ostenta o nome do historiador e ativista dos direitos humanos norueguês Thorolf Rafto e distingue defensores dos direitos humanos e da democracia desde 1987, entre os quais constam quatro personalidades que receberam o Nobel da Paz: Aung San Suu Kyi, José Ramos-Horta, Kim Dae-jung e Shirin Ebadi.

No ano passado, o prémio foi atribuído à economista de nacionalidade síria e libanesa Rouba Mhaissen, então com 31 anos, pela sua defesa dos direitos dos refugiados e migrantes.

"Rouba Mhaissen contribuiu localmente para melhorar a vida daqueles que vivem como refugiados no Líbano, a fim de proteger a sua dignidade e o seu direito à autodeterminação", afirmou então a Fundação Rafto em comunicado.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

Os presidentes da Mauritânia, Senegal, Nigéria, Burkina Faso, o primeiro-ministro do Togo e o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, participam hoje nas comemorações da independência da Guiné-Bissau, numa cerimónia restrita devido à covid-19.

Segundo fonte da presidência guineense, estarão ainda presentes os chefes da diplomacia da Libéria e da Gâmbia, o ministro da Energia do Gana e o chefe de gabinete do Presidente da Costa do Marfim.

As celebrações do dia da independência, proclamada em 24 de setembro de 1973, vão decorrer no estádio nacional, em Bissau, e, segundo o programa, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, fará um discurso e entregará condecorações.

O programa inclui também a inauguração das avenidas com os nomes do Presidente do Senegal, Macky Sall, e do Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, e um almoço oficial para os chefes de Estado convidados, que devem deixar Bissau durante a tarde.

A Guiné-Bissau declarou unilateralmente a independência em 24 de setembro de 1973. A declaração foi feita pelo antigo Presidente João Bernardo "Nino" Vieira.

A cerimónia será restrita devido à pandemia e o Alto-Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau pediu aos guineenses para cumprirem rigorosamente com as recomendações para prevenir a doença nas comemorações e evitar novos contágios.

Por seu lado, o Presidente da Guiné-Bissau apelou na terça-feira aos guineenses para celebrarem o dia da independência, colocando de lado as "querelas políticas".

O Instituto Nacional de Saúde de Moçambique vai hoje divulgar os resultados do inquérito sero-epidemiológico na cidade de Tete, uma pesquisa que visa identificar as áreas de maior exposição à covid-19.

Os resultados do inquérito, orçado em 42 mil euros e que abrangeu cinco mil pessoas, vão ser apresentados nas instalações da Universidade Zambeze, na Cidade de Tete, Centro de Moçambique, num evento que contará com quadros do governo local e do Ministério da Saúde, segundo uma nota distribuída à comunicação social.

O inquérito na província de Tete visava colher dados epidemiológicos sobre a exposição da covid-19 para identificar as áreas de maior transmissão e também de grupos de profissionais mais afetados.

A escolha da cidade de Tete é baseada numa das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo em conta que a província está "exposta a propagação" devido à mobilidade populacional nas fronteiras com Maláui, Zâmbia e Zimbabué.

O teste do inquérito epidemiológico indica se a pessoa esteve exposta ou não ao novo coronavírus, mas não refere se está com covid-19 no momento da realização do diagnóstico.

PAÍS

O Tribunal de Viseu procede hoje à leitura do acórdão do processo relativo a um homem acusado de ter matado a prima em maio do ano passado, no Bairro de Santo Estêvão, naquela cidade.

O arguido está acusado de dois crimes de homicídio qualificado, um dos quais na forma tentada.

O homem foi considerado "perigoso" e "inimputável" pelo Instituto de Medicina Legal e está internado no Hospital Sobral Cid, em Coimbra.

POLÍTICA

A bancada do PSD reúne-se hoje pela primeira vez sob a liderança parlamentar de Adão Silva, num encontro presencial entre os deputados sociais-democratas que já não se realizava desde março, devido à pandemia de covid-19.

Adão Silva foi eleito líder parlamentar do PSD na semana passada com 81% dos votos, sucedendo no cargo ao presidente do partido, Rui Rio, que acumulou as duas funções durante 10 meses.

Rui Rio estará ausente da primeira reunião sob a liderança de Adão Silva para se deslocar ao Algarve, onde terá agenda ligada ao ensino superior, economia e turismo.

De acordo com a convocatória da reunião da bancada a que a Lusa teve acesso, Adão Silva pretende debater hoje, além dos agendamentos, a convocação de futuras jornadas parlamentares do partido, que se realizarão em 20 e 21 de outubro.

Fechar Menu