5 Sentidos

Grande Prémio PortoCartoon 2020 faz capa da revista 'FECONEWS'

None

O mais recente número da revista 'FECONEWS', relativo a este mês de Setembro, enche a sua capa com o desenho de Plantu/Le Monde, vencedor do Grande Prémio do PortoCartoon 2020.

Trata-se de uma obra da autoria de um dos mais importantes cartunistas da actualidade, sobre o tema principal da 22.ª edição do PortoCartoon-World Festival dedicado à Pobreza, Fome e Desigualdades, grandes preocupações da ONU.

A importância destes temas, fixados nos ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável), tornou-se mais sonante com o impacto da pandemia da covid-19 no Mundo.

Refira-se que a 'FECONEWS' é uma publicação periódica da FECO - Federação mundial das Organizações de Cartunistas - com sede na Holanda, reconhecida como 'a voz' do desenho de humor internacional.

Por causa da pandemia, foi lançada em Junho a exposição virtual do PortoCartoon 2020.

Além do tema principal desta 22.ª edição, os cibernautas podem apreciar o 'tema livre' e os prémios especiais de  caricatura de Albert Einstein (Prémio Nobel 1921) e Chico Buarque (Prémio Camões 2019).

Esta exposição virtual mostra apenas uma pequena parte dos centenas de trabalhos seleccionados pelo júri internacional que teve Georges Wolinski como presidente honorário.

Fechar Menu