Madeira

Madeira aposta na investigação e inovação

A garantia foi deixada por Jorge Carvalho na sessão de abertura do 7.º Encontro Anual do Centro de Química da Madeira.

None

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia garantiu hoje que a Madeira vai apostar na investigação e na inovação, duas áreas essenciais para a Madeira.

Jorge Carvalho abriu, esta manhã, o Encontro Anual do Centro de Química da Madeira (CQM),  elogiando a "capacidade de trabalho" do CQM que é reveladora da "qualidade dos seus investigadores”.

Segundo o governante, o trabalho desenvolvido nos últimos anos projectou a Região e a Universidade da Madeira em ambientes nacionais e internacionais, tendo-se reflectido nas diferentes estruturas e centros de investigação, permitindo à RAM “deixar o último lugar em termos de investimento em inovação e investigação do ranking nacional”.

Jorge Carvalho afirmou ainda que a Região tem vindo a fazer uma “aposta muito significativa nas áreas da investigação e da inovação” e a prova dessa aposta mede-se pelo “investimento alocado a esta área nos últimos cinco anos, que da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) rondou os 13 milhões de euros, com um investimento directo do Governo Regional à volta de 3,5 milhões de euros”, salientou.

“Temos vindo a procurar criar condições de apoio para os projectos desenvolvidos pelos diferentes centros, acreditando que devemos olhar um pouco mais além e que as alterações que temos vindo a produzir, em termos das estruturas que apoiam e definem as estratégias para a investigação, irão dar frutos no futuro, por forma a darmos respostas mais incisivas, que vão ao encontro das preocupações já manifestadas”, perspectivou Jorge Carvalho, confiante de que a estratégia continuará a produzir bons resultados.

“Estamos certos de que conseguiremos atrair e fixar os mais capazes e os mais competentes. É nisso que estamos empenhados e é para isso que vamos trabalhar com todas as estruturas regionais, até porque será por aí que melhoraremos a nossa capacidade de decisão, porque decide melhor quem mais e melhor conhecimento tem”, concluiu o secretário regional.

O 7.º Encontro Anual do Centro de Química da Madeira prolonga-se até amanhã e contará com intervenções de diversos investigadores nacionais e estrangeiros.

Fechar Menu