Madeira

Carlos Pereira quer projectos madeirenses incluídos no Plano de Recuperação do país

None

O deputado do Partido Socialista-Madeira (PS-Madeira) à Assembleia da República Carlos Pereira defendeu, hoje, a inclusão de alguns projectos regionais no Plano de Recuperação para Portugal, como por exemplo a questão do aeroporto de contingência para fazer face ao "problema grave" que são os ventos que assolam o aeroporto.

"A ideia de ter um aeroporto do Porto Santo para responder quando o aeroporto da Madeira não responde é de interesse nacional e implica investimentos próprios. Nós estamos a falar de uma questão que tem a ver com a mobilidade e à qual o Estado tem de responder".

As sugestões foram feitas no Parlamento, durante a audição a António Costa Silva, economista escolhido pelo Governo para coordenar a preparação do programa de recuperação.

Hoje, na Assembleia da República, Carlos Pereira questionou António Costa Silva sobre "como é que o Plano de Recuperação lida com uma realidade jurídico-constitucional à parte, uma vez que a Madeira e os Açores têm Governo e Assembleia próprios e terão até fundos próprios para um plano de recuperação regional".

"Como é que o Plano lidou no sentido de encontrar programas e projectos concretos que, de alguma forma, pudessem corresponder às ansiedades dos madeirenses e dos açorianos no que diz respeito a esta recuperação e ao seu contributo também para a recuperação do país?"

Outra questão defendida pela socialista foi o aprofundamento do ‘cluster’ Turismo, através da "criação de uma escola de excelência de Turismo".

Carlos Pereira vincou ainda a importância da defesa do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM). Tal como referiu, "12% do investimento directo estrangeiro em Portugal no ano de 2018 teve origem no CINM, mas esse valor poderia ser maior".

"Além de o Centro Internacional de Negócios poder contribuir para a diversificação da economia, pode igualmente ser um instrumento para atrair investimento directo estrangeiro para o país todo".
Fechar Menu