Madeira

Dez apanhadores de lapas inscritos no sistema de controlo nacional

None

São dez os apanhadores de lapas inscritos até hoje, 1 de Setembro, no Sistema de Informação do Plano de Aprovação e Controlo dos Estabelecimentos (SIPACE), da Direção Geral de Alimentação Veterinária, como fornecedores directos de gastrópodes marinhos, classe que agrupa as lapas, sendo provável que este este número venha a crescer nos próximos tempos.

A convicção é de Teófilo Cunha, secretaria regional de Mar e Pescas, que salienta o facto de, pela primeira vez, haver apanhadores de lapas da Região no referido registo, que já existe há vários anos, graças à legislação criada para o efeito por esta secretaria.

“Ao integrarem este registo nacional, significa que os apanhadores de lapas cumprem as regras que regulamentam a actividade e a segurança alimentar”, esclarece o secretário regional, sublinhando que a segurança alimentar “estava garantida à partida porque esses operadores têm obrigatoriamente de descarregar o pescado nas lotas”.

Contudo, a legislação agora criada introduz outros níveis de controlo. “O facto de passarem a integrar o Sistema de Controlo, reforça a segurança alimentar porque o registo permite-nos saber quem são os pescadores/operadores que trabalham com os produtos após a primeira venda dos moluscos em lota, e isso confere maior confiança junto dos consumidores”, complementa Teófilo Cunha.

Fechar Menu