>
Dia da Região Madeira

Jardim Monte Palace recebeu 2.754 visitantes na reabertura

Habitualmente aberto à população no Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses o espaço teve o "privilégio" de receber 2.754 residentes. Portas vão ficar abertas até à próxima segunda-feira, dia 6 de Julho

O Jardim Monte Palace Madeira reabriu esta quarta-feira e recebeu em pleno Dia da Região um total de 2.754 visitantes, todos eles residentes. De portas abertas em formato gratuito para os visitantes, o espaço prolonga a iniciativa a todos os interessados até dia 6 de Julho (segunda-feira). Um "privilégio" que "honra muito" os responsáveis do Jardim.

“Tendo em consideração o sucesso do ano anterior, em que o Jardim alcançou, mais de 5 mil visitantes, informamos, que este ano, fruto da conjuntura que vivemos, e porque queremos satisfazer, ainda, mais madeirenses, foi decidido alargar o período de visita gratuita, para que as mesmas sejam feitas de forma tranquila e respeitando as regras de distanciamento", referiu em tempo oportuno a administração do Jardim Monte Palace.

O que é que pode encontrar em 70 mil metros quadrados?

O Jardim Monte Palace Madeira ocupa uma área de 70.000 metros quadrados e alberga uma abundante colecção de plantas exóticas, provenientes dos quatro cantos do Mundo, juntamente com cisnes e patos, que povoam a lagoa central, pavões e galinhas, que circulam livremente nas restantes áreas do Jardim. Na lagoa central do jardim, o visitante também pode admirar a beleza e majestade dos cisnes. Como habitat natural, estes animais graciosos preferem lagos e lagoas relativamente pouco profundos. Apesar de actualmente poderem ser admirados em Jardins espalhados por todo o mundo os cisnes pretos são oriundos, da Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia e os cisnes bravos (brancos) são originários da Islândia e Escandinávia.

O Museu Monte Palace Madeira é um espaço expositivo com três galerias. Duas estão contempladas com escultura sendo que outra alberga uma colecção de minerais provenientes dos quatro cantos do Mundo. A exposição intitulada 'Paixão Africana' mostra parte de uma colecção de escultura contemporânea do Zimbabué compreendida entre 1966 e 1969. Estão expostas mais de 1000 esculturas distribuídas em dois pisos do Museu, sendo que a um corresponde uma apresentação individualizada dos artistas e a outro a recriação do ambiente em que estas peças foram criadas e expostas originariamente.

'Segredos da Mãe Natureza' apresenta parte de uma colecção de minerais provenientes na sua maioria do Brasil, Portugal, África do Sul, Zâmbia, Peru, Argentina e América do Norte. Nesta exposição estão patentes cerca de 700 amostras dispostas em cavidades, que tentam simular o ambiente de formação dos minerais nas profundezas do nosso planeta. Outras encontram-se 'suspensas' dando a sensação de um espaço planetário, onde massas rochosas gravitam livremente. Há ainda a salientar uma galeria com exposição de gemas, com um destaque especial para os diamantes.

Uma das características mais interessantes do Jardim Monte Palace Madeira é a existência de uma grande colecção de painéis de azulejos colocados ao longo dos passeios. Adquiridos por José Berardo, sob a orientação do especialista Manuel Leitão, esta colecção é considerada uma das maiores e ricas colecções do país depois da do Museu Nacional do Azulejo, agrupando exemplares híspano-mouriscos dos séc. XV e XVI até painéis contemporâneos.

Fechar Menu