Madeira

Da concentração à greve

Técnicos das análises não colocam de parte paralisação

None
Foto Arquivo

Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica estão descontentes com a pretensão do SESARAM de contratar profissionais com curso superior mas sem qualificação específica para a realização deste trabalho e não colocam de parte a possibilidade de uma greve. A reunião decorre esta tarde e está marcada para a mesma hora uma concentração destes trabalhadores em frente ao Hospital Dr. Nélio Mendonça. Fernando Zorro, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica acredita que há condições para um entendimento.

O sindicalista confirma a necessidade de contratação de mais profissionais para o serviço, mas destaca que não podem ser contratadas quaisquer pessoas. “As contratações são necessárias, mas evidentemente dentro dos profissionais habilitados que são os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica do ramo de análises clínicas e saúde pública.”

Os técnicos dos SESARAM que têm estado na primeira linha nesta situação de pandemia sentem-se ultrapassados e é precisamente para mostrar esse descontentamento às autoridades que esta tarde saem à rua. Fernando Zorro espera contar também com a presença de outros profissionais que se solidarizem nesta demostração de desagrado.

“Este é apenas o primeiro sinal que querem mostrar”, disse o vice-presidente, deixando claro que caso não haja entendimento, a contestação vai continuar. Neste momento não querem avançar com qualquer tipo de luta porque acreditam que há condições para chegar a bom porto.

“Não queremos avançar, mas obviamente, ao serem ultrapassados tudo e todos, de alguma forma até irresponsável por parte do conselho de administração. Se isso, volto a frisar, se isso se se vier a verificar, estaremos dispostos a fazer as lutas necessárias no sentido de salvaguardar a saúde dos madeirenses”, adiantou.

Fechar Menu